A presente formação pretende assegurar predominantemente a aquisição de uma formação especializada de natureza profissional, habilitando para funções diferenciadas.
Dos objetivos do ciclo de estudos
Este curso visa uma formação científica, técnica, humana e cultural, no âmbito da intervenção avançada em feridas, habilitando-os com competências para proporcionar um serviço de gestão de casos e apoio continuado à pessoa, na perspectiva da melhoria da sua qualidade de vida.
Objetivos do ciclo de estudos
Assim, com o Curso pretende-se:
-Desenvolver a área do conhecimento especializado em enfermagem, relevante para a qualidade dos cuidados no âmbito da prevenção e tratamento de pessoas com feridas;
-Analisar criticamente os resultados da prática baseada na evidência relevantes para a intervenção clínica, no domínio da prevenção e tratamento de feridas;
-Promover potencialidades de autoanálise orientadas para a resolução de problemas e tomada de decisão clínica.
Competências a adquirir pelos estudantes
O curso proporciona uma formação especializada no domínio da intervenção em feridas, promotora de uma prática/exercício profissional mais diferenciado. Predominam competências clínicas especializadas (prestação de cuidados) adequadas às necessidades específicas da pessoa portadora de feridas, em cuidados de enfermagem bem como a promoção de competências a nível da conceção, gestão e supervisão de cuidados.
Resultados de aprendizagem
Os estudantes no final do curso deverão, no domínio dos cuidados à pessoa com feridas (ao nível da resolução de problemas em situações novas e dos contextos complexos e multidisciplinares da prática de enfermagem):
-Demonstrar conhecimentos e capacidades de intervenção avançada em feridas;
-Ajuizar criticamente a situação para a tomada de decisão clínica;
-Desenvolver competências reflexivas e de autoaprendizagem.