Pós-Graduação em Tratamento de Feridas


A presente formação pretende assegurar predominantemente a aquisição de uma formação especializada de natureza profissional, habilitando para funções diferenciadas.

Dos objetivos do ciclo de estudos
Este curso visa uma formação científica, técnica, humana e cultural, no âmbito da intervenção avançada em feridas, habilitando-os com competências para proporcionar um serviço de gestão de casos e apoio continuado à pessoa, na perspectiva da melhoria da sua qualidade de vida.

Objetivos do ciclo de estudos

Assim, com o Curso pretende-se:
-Desenvolver a área do conhecimento especializado em enfermagem, relevante para a qualidade dos cuidados no âmbito da prevenção e tratamento de pessoas com feridas;
-Analisar criticamente os resultados da prática baseada na evidência relevantes para a intervenção clínica, no domínio da prevenção e tratamento de feridas;
-Promover potencialidades de autoanálise orientadas para a resolução de problemas e tomada de decisão clínica.

Competências a adquirir pelos estudantes
O curso proporciona uma formação especializada no domínio da intervenção em feridas, promotora de uma prática/exercício profissional mais diferenciado. Predominam competências clínicas especializadas (prestação de cuidados) adequadas às necessidades específicas da pessoa portadora de feridas, em cuidados de enfermagem bem como a promoção de competências a nível da conceção, gestão e supervisão de cuidados.

Resultados de aprendizagem

Os estudantes no final do curso deverão, no domínio dos cuidados à pessoa com feridas (ao nível da resolução de problemas em situações novas e dos contextos complexos e multidisciplinares da prática de enfermagem):
-Demonstrar conhecimentos e capacidades de intervenção avançada em feridas;
-Ajuizar criticamente a situação para a tomada de decisão clínica;
-Desenvolver competências reflexivas e de autoaprendizagem.




Unidades Curriculares Área Científica Tipo Total horas Horas T Horas TP Horas EC/TC Horas S/E Horas OT Horas TA ECTS


T - Teóricas | TP - Teórico-Práticas | EC/TC - Ensino Clínico / Trabalho de Campo | S/E - Seminário / Estágio | OT - Orientação Tutorial | TA - Trabalho Autónomo

Instituições dos cuidados de saúde primários e cuidados hospitalares do Serviço Nacional de Saúde. Instituições particulares de natureza empresarial ou de solidariedade social do Sistema Nacional de Saúde. Trabalho autónomo no âmbito do estatuto de profissional liberal. Em contexto nacional ou internacional, onde as competências e capacidades adquiridas, reúnem condições para serem reconhecidas com títulos profissionais diferenciados pelo órgão regulador, com o título de especialista ou como detentores de competências acrescidas avançadas ou diferenciadas. E em outros contextos, em que se torna necessária e adequada a intervenção de enfermeiros com formação pós-graduada conferente ou não conferente de grau académico, quer a nível e execução, quer a nível de organização, gestão, planeamento e deliberação.


ID Data Nome do ficheiro


ID Data Título do aviso Aviso


1º Semestre




2º Semestre