Julho - Dezembro 2022

 

Polo A e B


Sentidos: O grande livro das perturbações do desenvolvimento e comportamento: Do autismo à hiperatividade, da adição à Internet à dislexia

 

Antunes, N. L. (2021). Sentidos: O grande livro das perturbações do desenvolvimento e comportamento: Do autismo à hiperatividade, da adição à Internet à dislexia. Lua de Papel.

Descrição

Os  pais têm sempre dúvidas. Mais ainda quando os filhos revelam perturbações de desenvolvimento ou comportamento. Felizmente, há respostas. E elas estão neste livro.

Em Portugal há milhares de crianças com perturbações de desenvolvimento ou comportamento. São diferentes os diagnósticos, sintomas e gravidade. Mas acarretam sempre, em diferentes escalas, um abalo familiar. Só os pais, ou cuidadores, sabem a tarefa que têm em mãos, em casa, na escola ou na sociedade. Parece que o mundo desaba.

Mas não tem de desabar. O neuropediatra Nuno Lobo Antunes, ao longo de décadas, tratou com sucesso centenas de crianças. E nos últimos anos, no PIN, foi acompanhado nessa tarefa por pediatras, pedopsiquiatras, psicólogos, terapeutas da fala ou da sexualidade, técnicos de educação especial. Juntos produziram, agora, o mais completo livro português sobre as perturbações de desenvolvimento e comportamento - da sexualidade, à adição à internet, dos problemas do sono aos comportamentos de oposição e desafio.

Cada uma delas é explicada por quem sabe, e todas são vistas numa perspectiva abrangente - porque raramente vêm sós.
Sobre todas elas encontrará aqui as respostas: como se diagnostica, como se trata, a farmacologia, o papel dos pais e dos cuidadores.


The principles and practice of narrative medicine

 

Charon, R., Dasguta, S., Hermann, N., Irvine, C., Marcus, E. R., Colón, E. R., Spencer, D., & Spiegel, M. (2017). The principles and practice of narrative medicine. Oxford University Press..

Descrição

A medicina narrativa é uma nova disciplina de cuidados de saúde que ajuda pacientes e profissionais de saúde a contar e ouvir as histórias complexas e únicas da doença. Os Princípios e Práticas da Medicina Narrativa expressam a experiência coletiva e as descobertas dos criadores do campo. Surgida na Universidade de Columbia em 2000, com raízes nas humanidades e no cuidado centrado no paciente, a medicina narrativa reúne pacientes, médicos, enfermeiros, terapeutas e ativistas da saúde para reimaginar um cuidado de saúde baseado em confiança e confiabilidade, humildade e reconhecimento mútuo.


Chronic illness care: Principles and practice

 

Daaleman, T. P., & Helton, M. R. (Eds.). (2018). Chronic illness care: Principles and practice. Springer.

Descrição

Oferece aos médicos e profissionais de saúde um guia geral sobre como cuidar de pacientes com doenças crônicas Usa uma perspectiva ecológica para examinar vários níveis que afetam o tratamento de doenças crônicas, desde questões administrativas até a família do paciente Inclui diretrizes sobre como trabalhar dentro de uma equipe de profissionais de atendimento para maximizar o atendimento ao paciente.


Chronic care nursing: A framework for practice

 

Deravin, L., & Anderson, J. (Eds.). (2019). Chronic care nursing: A framework for practice. Cambridge University Press.

Descrição

Enfermagem de cuidados crônicos: uma estrutura para a prática fornece uma visão abrangente e acessível do papel do enfermeiro ao lidar com condições crônicas em uma variedade de ambientes de saúde na Austrália e na Nova Zelândia. A primeira parte do livro fornece um roteiro para a implementação de cuidados crônicos, descrevendo como duas abordagens essenciais para o gerenciamento de cuidados crônicos - o Modelo de Cuidados Crônicos e a Estrutura de Cuidados Inovadores para Condições Crônicas da Organização Mundial da Saúde - podem ajudar a melhorar os resultados dos pacientes tanto a nível nacional como internacional. A segunda parte dedica capítulos separados a condições-chave - incluindo demência, deficiência, cuidados paliativos e saúde mental - e destaca as considerações contemporâneas prementes de cada condição. Escrito por uma equipe especializada de autores clínicos e acadêmicos, este livro está repleto de ferramentas educacionais úteis, como competências nacionais, estudos de caso e questões reflexivas, e é um recurso indispensável para estudantes e enfermeiras registradas.


Conceção de cuidados de enfermagem de saúde familiar: Estudos de caso

 

Figueiredo, M. H. (Coord.). (2022). Conceção de cuidados de enfermagem de saúde familiar: Estudos de caso. Sabboks; Lusodidacta.A

Descrição

Esta obra surgiu como resposta a necessidades sentidas por estudantes de formação pós-graduada em Enfermagem de Saúde Familiar e por enfermeiros de família, no sentido de promover o desenvolvimento de competências nos cuidados à família, como unidade.


Wong: Fundamentos de enfermagem pediátrica

 

Hockenberry, M. J., Wilson, D., & Rodgers, C. C. (2018). Wong: Fundamentos de enfermagem pediátrica (10.ª ed.). Guanabara Koogan.

Descrição

A 10o edição de Wong Fundamentos de Enfermagem Pediátrica apresenta inovações e atualizações deconteúdo, as etapas do ciclo de vida da infância e adolescência, o cuidado centrado na família e na comunidade e a prática baseada em evidências como marco de referência para a composição de cada um dos capítulos do livro. Na atual edição traduzida para o português, o conteúdo foi adequado à realidade brasileira. Neste sentido, a legislação do exercício profissional e de proteção à infância, as diretrizes éticas da prática profissional de enfermagem, as mais recentes recomendações de órgãos governamentais brasileiros foram incluídas para tornar o conteúdo da obra aplicável ao contexto de ensino de enfermagem e de prática profissional nos cenários de atuação no país. Espera-se que esse livro texto constitua-se em fonte de consulta e de formação de novos enfermeiros e novas enfermeiras comprometidos com a qualidade do cuidado de enfermagem a criança, adolescente e sua família.


Terapêutica Medicamentosa e suas Bases Farmacológicas: Manual de farmacologia e farmacoterapia (6.ª ed.).

 

Guimarães, S., Moura, D., & Silva, P. S. (2014).

Descrição

O processo terapêutico não para a sua marcha; o público exige a separação entre o trigo e o joio com clareza científica; a escalada do preço dos medicamentos obriga a distinguir entre o fundamental e o secundário, orientando para decisões terapêuticas racionais e eficazes.


O Corpo não aquece: Cérebro, mente e corpo na separação do trauma

 

Kolk, B. A. (2022). O corpo não esquece: Cérebro, mente e corpo na superação do trauma. Lua de Papel

Descrição

Associamos o stress pós-traumático a pessoas que viveram situações extremas, como veteranos de guerra ou vítimas de violação. Mas basta um acidente de automóvel para nos provocar danos que se prolongarão ao longo dos anos; ou ter um familiar alcoólico; ou testemunhar uma cena de grande violência. O trauma traz consigo um mundo invisível de consequências, diz-nos o Dr. Bessel van der Kolk, como pesadelos, insónias, acessos de fúria ou de pânico. O trauma fica gravado nas entranhas, agarra-se a cada fibra do corpo, molda o próprio cérebro. Por causa dele, perde-se a capacidade de sentir prazer, de estabelecer relações, de confiar. Ou sequer de falar, como se a cada flashback do horror a vítima sofresse um AVC. O Corpo Não Esquece é uma obra absolutamente superlativa sobre o trauma, as suas consequências e a sua cura. Escrita por um dos maiores especialistas mundiais na área, com um humanismo e compaixão tocantes, recorda a luta da medicina para decifrar o stress traumático; conta as histórias das pessoas que dele sofrem; revela os caminhos percorridos para a cura, desde os remédios tradicionais até aos mais recentes, como o neuroflashback. Sugere alternativas que visam reeducar o corpo ativando a natural neuroplasticidade do cérebro, como o yoga, a meditação ou o teatro. Baseado em mais de 30 anos de trabalho clínico e de investigação científica, O Corpo Não Esquece mostra o poder extraordinário que o corpo tem para curar a mente.


O cotidiano na perspectiva da pessoa com deficiência.

 

Machado, W. C. (2017). O cotidiano na perspectiva da pessoa com deficiência. Editora CRV.

Descrição

Leitura reflexiva sobre o significado de sobreviver com dignidade numa sociedade que não está preparada para acolher as pessoas com deficiência. Um grito para despertar pessoas com deficiência, idosos, seus familiares e a comunidade, sobre a importância de perseverar na luta pela defesa de direitos respaldados pela legislação vigente no Brasil. Consciência cidadã não se concede, adquire-se com suor e respeito às diferenças


Cuidados de enfermagem de saúde da criança e do jovem

 

Saraiva, H., & Sousa, A. (2022). Cuidados de enfermagem de saúde da criança e do jovem. Lidel

Descrição

De fácil leitura e organizado de uma forma lógica, para permitir uma consulta rápida, este livro disponibiliza aos profissionais conteúdos que lhes permitam aumentar a qualidade dos cuidados prestados a crianças com necessidades de cuidados diferenciados. Nele são abordados diversos tópicos que atualmente preocupam os profissionais de saúde e que requerem um atendimento diferenciado, tais como: crianças com doença crónica e terminal; distúrbios alimentares; crianças com necessidades educativas especiais; diversidade na vivência da sexualidade; comportamentos autolesivos, suicídio e ideação suicida; alcoolismo e toxicodependência; crianças e jovens vítimas de maus-tratos físicos, psicológicos e sexuais, entre outros. Quer os estudantes de Enfermagem, quer os alunos de especialização e mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, encontram aqui uma obra de referência para consolidação dos conhecimentos. Também é recomendada a leitura a todos os que atuam junto de crianças e jovens que necessitam de cuidados específicos.


Cuidados paliativos (2.ª ed.)

 

Twycross, R. (2003). Cuidados paliativos (2.ª ed.). Climepsi.

Descrição

Temos o prazer de apresentar o livro “Entre o saber técnico e o saber pedagógico: reflexões e prática docente no ensino superior em Enfermagem”. Este livro é produto da dissertação de mestrado intitulada Prática pedagógica dos docentes enfermeiros de um curso de enfermagem de uma IES pública de Manaus – Am” de autoria da mestranda Joice Claret Neves sob a orientação da Profa. Dra Nair Chase da Silva, construída no seio do Programa de pós-graduação em enfermagem mestrado associado de enfermagem UEPA & UFAM e do Grupo de Pesquisa Educação em Saúde e Enfermagem (GPSEn), Laboratório de Pesquisa em Enfermagem, Saúde e Educação no Contexto Amazônico – EEDUCAM.


Polo B


As lições do vivo: Ciências da vida e complexidade

 

Bosco Filho, J. (2013). As lições do vivo: Ciências da vida e complexidade. Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Descrição

A obra propõe um olhar sensível para a formação em saúde, a partir do reconhecimento do homem como parte integrante da natureza, da qual é dependente. De forma singela, toma o gênero carta como forma narrativa, aproxima saberes acadêmicos e saberes da tradição e leva a reflexão de que identificar e ouvir as lições do vivo podem ajudar a entender a vida e possibilitar intervenções mais sensíveis no cuidar do humano.


Breve História do Mutualismo em Portugal

 

Garrido, A. (2022). Breve história do mutualismo em Portugal. União das Mutualidades Portuguesas.

Descrição

Antes de o Estado-Providência assumir as suas primeiras feições, o mutualismo já era uma realidade viva a que correspondiam ideias, práticas e organizações assentes em princípios coletivos de solidariedade, reciprocidade e entreajuda. O mutualismo é uma ideia social e económica que tem raízes históricas profundas. O estudo desse trajeto histórico exige um trabalho constante de memória capaz de sedimentar as dinâmicas do presente e do futuro. Os valores mutualistas são lendários, mas profundamente atuais e muito enraizados nas comunidades locais. O mutualismo traduz valores humanistas e solidários e consiste numa forma alternativa e auto-organizada de organização da vida social. A importância deste património de ideias e de práticas é decisiva num tempo em que as dinâmicas sociais exigem formas de reciprocidade e uma ação colaborativa capaz de responder ao agravamento das desigualdades e aos desafios da sustentabilidade. A história do movimento mutualista não é linear e implica diversas articulações: remete para as relações entre formas de economia social, em sentido amplo, e modelos de Estado-Providência; reflete as relações entre vida material e práticas sociais; e, por último, traduz os contextos de mudança e continuidade das relações laborais e da cultura de trabalho. De certa maneira, o mutualismo é um fenómeno total, que intercepta diversos domínios da realidade histórica. Tal como se observa no caso português, o longo trajeto das formas de assistência social e previdência evoluiu de um associativismo assente em práticas de reciprocidade para formas mais instituídas de associação, a exemplo das associações de socorros mútuos. A evolução dos modelos institucionais de mutualismo também beneficiou claramente de movimentos sociais e de ideias como o cooperativismo, o sindicalismo operário e o associativismo de cultura e recreio. Num movimento histórico não linear, as práticas ancestrais de mutualidade foram afluentes do associativismo moderno e das formas de Estado Providência. Este livro oferece uma síntese do percurso histórico das ideias e práticas mutualistas, em Portugal e na Europa. O recorte cronológico da análise incide nos séculos XIX e XX, mas recua a períodos mais remotos. As fontes utilizadas foram amplas e variadas e beneficiaram de anteriores trabalhos do autor no domínio mais vasto das ideias e práticas de economia social em perspetiva histórica.


Competências Sociais: Aspectos Comportamentais, Emocionais e da Aprendizagem

 

Mendonça, S. S. (2009). Competências profissionais dos enfermeiros: A excelência do cuidar. Editorial Novembro.

Descrição

Escrever sobre competências sociais, sobretudo quando aplicadas ao contexto escolar, constitui simultaneamente uma necessidade e um risco. Uma necessidade, dado que não é fácil encontrar no mercado editorial português um qualquer tipo de publicação que aborde esta temática de forma aprofundada e que tenha em conta o que a investigação especializada tem produzido nos últimos anos. Uma necessidade ainda, porque essa mesma investigação evidencia a importância decisiva destas competências para o sucesso escolar, vocacional, profissional, conjugal, familiar, social, etc. Um risco, porque este conceito tem servido para sustentar práticas escolares de acordo com as quais as escolas são fundamentalmente locais de socialização e (muito) secundariamente locais de aprendizagem académica, perspectiva com que, de todo, não nos identificamos. Espera-se com este livro evidenciar que as competências sociais podem e devem ser ensinadas, relembradas ou treinadas a qualquer hora e a qualquer momento, pelo que, prever espaços próprios, disciplinados ou sessões específicas para o fazer, constitui não só uma perda de tempo, como se revela contraproducente. Na verdade, para ser útil e eficaz, o ensino e prática das competências sociais deve ter um peso significativo mas não desmesurado e sobretudo não pode sobrepor-se sistematicamente às aprendizagens académicas, das quais aliás, essas competências em larga medida dependem e derivam.


Competências profissionais dos enfermeiros: A excelência do cuidar

 

Mendonça, S. S. (2009). Competências profissionais dos enfermeiros: A excelência do cuidar. Editorial Novembro

Descrição

O novo título da colecção Nexus representa um estudo teórico-prático sobre as Competências do Enfermeiro de Cuidados Gerais, definidas pela Ordem dos Enfermeiros. É um livro do interesse de profissionais e estudantes das Escolas de Enfermagem e das Instituições de Saúde por dar resposta à questão emergente: que competências estão a ser praticadas pelos enfermeiros e percepcionadas pelos formandos? Por fim, segundo as palavras da autora, este estudo "tem como finalidade recuperar a necessidade do desenvolvimento de competências de enfermagem e competências emocionais em contextos laborais e, ainda, tornar expressivo o quanto o exercício dessas competências pode ser um factor de mais-valia na educação/formação em enfermagem."


Entre o saber técnico e o saber pedagógico: Reflexões e prática docente no ensino superior em enfermagem

 

Neves, J. C., & Silva, N. C. (Orgs.). (2020). Entre o saber técnico e o saber pedagógico: Reflexões e prática docente no ensino superior em enfermagem. Alexa Cultural; EDUA

Descrição

Temos o prazer de apresentar o livro “Entre o saber técnico e o saber pedagógico: reflexões e prática docente no ensino superior em Enfermagem”. Este livro é produto da dissertação de mestrado intitulada Prática pedagógica dos docentes enfermeiros de um curso de enfermagem de uma IES pública de Manaus – Am” de autoria da mestranda Joice Claret Neves sob a orientação da Profa. Dra Nair Chase da Silva, construída no seio do Programa de pós-graduação em enfermagem mestrado associado de enfermagem UEPA & UFAM e do Grupo de Pesquisa Educação em Saúde e Enfermagem (GPSEn), Laboratório de Pesquisa em Enfermagem, Saúde e Educação no Contexto Amazônico – EEDUCAM.


A oncologia da antiguidade ao século XXI : deuses, médicos e cientistas : homenagem da filatelia

 

Oliveira, C. M. (2022). A oncologia da antiguidade ao século XXI : deuses, médicos e cientistas : homenagem da filatelia. Núcleo regional do centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro; Secção Filatélica da associação Académica de Coimbra.

Descrição

A oncologia da antiguidade ao século XXI : deuses, médicos e cientistas : homenagem da filatelia / Carlos Freire de Oliveira. - Coimbra : Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro : Secção Filatélica da Associação Académica de Coimbra, 2022.