Eventos
Encontro Internacional Inovação & Tecnologia na Promoção da Saúde Mental

 

Banner WEb

As perturbações psiquiátricas estão entre as 10 principais causas de incapacidade ao longo da vida, Portugal é o segundo país da europa com maior prevalência. Mais de um quinto dos portugueses sofre de uma perturbação psiquiátrica (22,9%), com destaque para as perturbações de ansiedade e de humor, com maior prevalência, 16,5% e 7,8% respetivamente (PNSM, 2017).

Perante a dimensão desta problemática, urge a necessidade de promover melhores indicadores de saúde mental através da inovação e exploração das tecnologias aplicadas à saúde.

Assim, as novas tecnologias e as estratégias inovadoras utilizando metodologias interativas e diferentes recursos, poderão ser ferramentas mobilizadoras do envolvimento das pessoas e grupos, para alcançar uma maior cobertura de promoção da saúde mental, a mais baixo custo.

Neste sentido, organizámos o presente encontro com o objetivo de promover a divulgação, análise e discussão de estratégias no âmbito dos diferentes níveis de intervenção: promoção da saúde mental, prevenção e intervenção precoce, em contexto comunitário.

Este Encontro Internacional de Peritos, integra a realização de 5 Workshops e conta com a participação de diversos investigadores:
Prof. Dra. Heidi Parisod (University of Turku - Finland)
Doutoranda Johanna Nyman (University of Turku - Finland)
Prof. Dra. Angelica Martins de Souza Gonçalves (Universidade Federal de São Carlos - Brasil)
Prof. Dra. Teresa Barroso (Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Portugal)
Prof. Dra. Fernanda Matos Fernandes Castelo Branco (Universidade Federal do Amapá - Brasil)
Prof. Dra. Marina Nolli Bittencourt (Universidade Federal do Amapá - Brasil)
Prof. Dra. Maria Isabel Marques (Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - Portugal)
Doutoranda Tassiana Potrich (Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil)

Objetivos Gerais
- Recolher e partilhar experiências inovadoras e contributos científicos relevantes a partir da experiência de peritos internacionais no âmbito da promoção da saúde mental.
- Fortalecer a rede internacional em que se desenvolvem os projetos no âmbito da saúde mental.

População Alvo: Enfermeiros e outros profissionais de saúde


Inscrições e Informações:

encontroibit@esenfc.pt    
http://www.esenfc.pt/event/encontroibit


Notícias
Ler Todas

  • 2025-09-17
    Estudante da ESEUC eleita diretora de Assuntos Internos da Associação Europeia de Estudantes de Enfermagem
  • 2025-09-16
    ESEUC participa em projeto municipal de apoio à população idosa que vive só
  • 2025-09-16
    Escola de Enfermagem recebe 77 estudantes “incoming”, 20 dos quais para formação avançada
  • 2025-09-10
    Professor da ESEUC considera nova linha de prevenção do suicídio «um instrumento importante» para travar a morte de três pessoas por dia em Portugal
  • 2025-09-09
    Luís Loureiro apresenta o curso Inovação em Saúde: Tecnologias Digitais e Inteligência Artificial