Eventos
Webinar "SERINGADUO - Dispositivo inovador para a administração endovenosa"

 

seringaduo

 

A necessidade da presença de um cateter venoso periférico para administração de medicação via endovenosa é uma prática comum nas unidades de saúde sendo realizada na esmagadora maioria das situações por enfermeiros através de uma seringa. Estima-se que aproximadamente 90% dos pacientes internados vivenciem esta experiência (Waitt té al., 2004; Vieira e al., 2006; Rivera té al., 2007; Fernández-Ruiz et al., 2014; New et al., 2014; Oliveira, 2014; Alexandrou et al., 2015; Zingg e Pittet, 2016; Braga, 2017). Frequentemente esta prática é efetuada através de uma seringa, que através de um cateter venoso periférico ou central torna possível a administração de medicação diretamente na corrente sanguínea. Assim, o projeto Seringa DUO visou o desenvolvimento de um dispositivo médico, constituído por uma seringa de dupla câmara para tornar mais segura a prática de enfermagem na administração endovenosa de medicamentos e soros. O dispositivo inovador permite efetuar o carregamento e a administração de dois fluidos diferentes - medicamento e soro para limpeza do cateter - sem que seja necessário trocar de seringa, contribuindo para a promoção de práticas eficazes e seguras em situações clínicas onde o procedimento de lavagem designado por flushing é considerado fundamental.

 

Para a realização deste projeto foi reunido um consórcio com experiência e competências complementares, nomeadamente a empresa Muroplás, o Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros (PIEP) e a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).

 

O presente evento presenteia-nos com a presença dos ilustres intervenientes constituintes do consórcio os quais irão apresentar as principais fases que tornaram possível o desenvolvimento do projeto, desde o enquadramento regulamentar, geração de conceitos inovadores e desenvolvimento da seringa DUO com diferentes designs apoiados em modelos preditivos, até ao processo produtivo na geração de moldes e envolvimento dos endusers nos estudos pré-clínicos.


Inscrições necessárias em

http://www.esenfc.pt/event/seringaDuo


Programa

 

14:30 - Sessão de abertura - Apresentação do Projeto «Seringa Duo» - Dispositivo inovador para a administração endovenosa

Pedro Parreira (ESEnfC), Sara Cortez (MUROPLÁS), Filipa Carneiro (PIEP)

14:45 - Do problema na prática de enfermagem à oportunidade de melhoria dos cuidados de enfermagem

Anabela Salgueiro Oliveira (ESEnfC)

15:00 - Enquadramento regulamentar da SERINGA DUO

Alberta Coelho (MUROPLÁS)

15:15 - Geração de conceitos inovadores para a SERINGA DUO

Ricardo Freitas (PIEP)

15:30 - Desenvolvimento do produto apoiado em modelos preditivos

Lourenço Bastos (PIEP)

15:45 - Processo produtivo na geração de moldes

Sara Cortez (MUROPLÁS)

16:00 - Envolvimento dos Endusers no desenvolvimento da SERINGA DUO: estudos pré-clínicos

Liliana Sousa (ESENFC)

16:15 - Análise final pelos comentadores

Luciene Braga (UFV), Paulo Costa (ESEnfC)

16:30 - Encerramento


Notícias
Ler Todas

  • 2020-11-30
    Con(vidas): novo projeto da ESEnfC visa conciliar vida profissional e familiar
  • 2020-11-27
    Adolescentes em lares de infância e juventude apresentam boa qualidade de vida relacionada com a saúde, revela estudo da docente Ana Perdigão
  • 2020-11-26
    ESEnfC há três anos na Rede Ibero-Americana de Universidades Promotoras de Saúde
  • 2020-11-26
    ESEnfC inicia formação (para profissionais de saúde) em orientação sexual e identidade de género
  • 2020-11-18
    ESEnfC tem nova vice-presidente e novo adjunto da Presidente