Eventos
XIII Encontro do Dia Internacional da Família: Políticas para a sustentabilidade da(s) família(s)

 

XIII família

 

No dia 15 de maio de 2021, a Unidade Científico-Pedagógica de Saúde Pública, Familiar e Comunitária da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e a Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Familiar associam-se à comemoração do Dia Internacional da Família, celebrado anualmente a 15 de maio, por proclamação da Assembleia Geral da ONU através da Resolução nº 47/237, de 20 de setembro de 1993. Esta resolução pretendeu realçar os direitos e responsabilidades das famílias e alertar para as questões económicas, sociais e demográficas que influenciam a sustentabilidade familiar e social.

As alterações politicas, demográficas e tecnológicas da sociedade, originaram mudanças na estrutura e configuração familiar que conduziram a novas necessidades de saúde.  Novos desafios foram colocados aos profissionais de saúde dos Cuidados de Saúde Primários (CSP), pelo seu contributo na promoção da saúde familiar, enquanto sistema evolutivo e transformativo.

No que se reporta especificamente aos cuidados de enfermagem, a inclusão da família como alvo de cuidados, tem o seu enquadramento internacional nas várias orientações da Organização Mundial de Saúde.  A nível nacional realça-se o Decreto-Lei n.º 118/2014, de 5 de agosto, sobre o âmbito de atividade do enfermeiro de família e o Regulamento n.º 428/2018, referente às  Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Familiar, que enquadra este profissional como detentor de conhecimento especializado em saúde familiar, com  níveis elevados de julgamento clínico, de tomada de decisão e de liderança, no que se refere aos cuidados à família, enquanto unidade.  

A pandemia por COVID 19 impeliu as famílias, de forma imprevisível, a manterem um (re)equilíbrio entre a manutenção do seu funcionamento e a capacidade de darem respostas às necessidades individuais dos seus membros. Estes desafios implicaram transformações nas famílias, mas também na sociedade em geral, nomeadamente no que diz respeito à mobilização das redes formais e informais.  

 

Neste contexto, no XIII Encontro do Dia Internacional da Família, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Enfermagem de Saúde Familiar: Políticas para a sustentabilidade das famílias em tempo de pandemia pretendemos:

  • Partilhar perspetivas multidisciplinares de práticas centradas nas necessidades e recursos das famílias;
  • Refletir sobre as políticas nacionais, regionais e locais para a sustentabilidade da saúde familiar
  • Equacionar a importância dos enfermeiros, enquanto promotores de estratégias otimizadoras da saúde familiar e societal.

 objetivos



Informações e inscrições:
dinternacional_familia@esenfc.pt    
www.esenfc.pt/event/XIIIdiainternacionaldafamilia


INFORMAÇÃO:

A ESEnfC informa que irá captar imagens de fotografia e vídeo, para efeitos de divulgação da atividade académica.

Politica de privacidade e tratamento de dados pessoais

 


Notícias
Ler Todas

  • 2024-04-22
    Produção científica do 5º Congresso Internacional de Enfermagem do Trabalho em e-book
  • 2024-04-22
    Doutorandos da ESEnfC alertados para o perigo das publicações “predatórias” e para a importância da IA no campo da investigação
  • 2024-04-22
    Solução inovadora para asmáticos vence evento na Itália: estudante da ESEnfC Francisco Ferraz está na equipa ganhadora
  • 2024-04-15
    Estudante da ESEnfC tricampeã nacional universitária de canoagem recebe medalha municipal de mérito desportivo
  • 2024-04-10
    Projeto MulticulturalCare liderado pela ESEnfC vence Prémio Erasmus+