Com a melhoria dos cuidados perinatais, as taxas de sobrevivência de recém nascidos prematuros aumentou substancialmente. No entanto, os resultados de desenvolvimento infantil a longo prazo continuam a ser uma preocupação dos profissionais de saúde.
O setor da saúde está em mudança, o ritmo dessa mudança é cada vez mais rápido, marcado pelo desenvolvimento científico e tecnológico e impulsionado por utilizadores cada vez mais exigentes, informados e críticos.
Apesar da crescente facilidade em aceder à síntese de evidências, mantêm-se, na prática clínica, as dificuldades em transpor o fosso entre o saber e o fazer. A produção, síntese e disseminação de conhecimentos não bastam para que sejam implementadas normas de orientação clínica e práticas inovadoras baseadas em evidências.
A complexidade da implementação torna-a um desafio transnacional e tem levado à construção de uma base teórica alargada que sustenta a ciência da implementação.
Há, pois, necessidade de aprofundar o conhecimento local sobre os determinantes e fatores do sucesso da implementação de práticas baseadas na melhor evidência, ao mesmo tempo que se promove a implementação de práticas inovadoras com o envolvimento dos utilizadores.
Enquanto projeto de investigação e comunidade de prática, o IINNCare abre, neste Seminário, um espaço de partilha de realidades locais e debate científico focado na enfermagem neonatal, com uma visão internacional.
Objetivos:
- Discutir os avanços mais recentes na ciência de implementação de cuidados de saúde numa perspetiva internacional;
- Recolher contributos das neurociências para a fundamentação de cuidados neonatais promotores do desenvolvimento;
- Partilhar experiências, referenciais teóricos e estratégias de implementação de práticas inovadoras em enfermagem neonatal;
- Discutir o potencial do envolvimento dos utilizadores dos cuidados neonatais na produção, disseminação e implementação de práticas inovadoras.
Informações e inscrições
- Online
- seminarioiincare@esenfc.pt
- Link do evento
- A ESEnfC informa que irá captar imagens de fotografia e vídeo, para efeitos de divulgação da atividade académica.
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