O objetivo do ETHCOM é reforçar a competência ética dos futuros enfermeiros e parteiras através de métodos de aprendizagem interprofissional experiencial que serão implementados nos currículos e programas de ensino de enfermagem e obstetrícia. A longo prazo, o objetivo geral é tornar a profissão de enfermagem, a prestação de cuidados, bem como o ambiente de trabalho, mais robustos do ponto de vista ético. Consequentemente, o projeto tem vários objectivos:
1) Harmonizar os currículos e programas de ensino de enfermagem e obstetrícia de acordo com as necessidades éticas vivenciadas nos contextos de trabalho de enfermagem profissional, que se caracterizam pela mudança das estruturas sociais e organizacionais, aumento da diversidade entre profissionais de saúde e grupos de pacientes, aumento do desenvolvimento e adoção de tecnologias e recursos escassos.
2) Desenvolver e aplicar métodos experimentais de formação interprofissional para reforçar a competência ética dos estudantes de enfermagem e da enfermagem obstétrica, dos profissionais de educação e dos clínicos, particularmente professores e tutores.
3) Salvaguardar o impacto dos métodos de formação experiencial co-criados, assegurando a inclusão de todos os stakeholder groups (grupos de utilizadores de cuidados de saúde particularmente vulneráveis, por exemplo, famílias e doentes com antecedentes culturais diversos e necessidades especiais, doentes em fim de vida).
4) Reforçar as competências proactivas de resolução de conflitos éticos dos profissionais de saúde que trabalham em equipas interdisciplinares de cuidados de saúde com abordagens diversas,pontos de vista e crenças diversas e em situações culturalmente difíceis.
5) Facilitar a capacidade de resolução de problemas éticos interdisciplinares relacionadas com dilemas éticos em contextos clínicos de alta tecnologia.
Inscrições e informações:
- Seminário híbrido (presencial e online)
- ethcom@esenfc.pt
- Link do evento
- A ESEnfC informa que irá captar imagens de fotografia e vídeo, para efeitos de divulgação da atividade académica.
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