Na perspetiva da OMS e do Governo português, é crucial dar prioridade à saúde em todos os setores, centrando-a na ação política para controlar os determinantes de saúde e combater as desigualdades sociais. O Ministro da Saúde português destacou na Cimeira Global da UNITE que melhorar a saúde leva a melhores resultados académicos, menos absentismo e um envelhecimento mais saudável, salientando a criação da primeira Secretaria de Estado da Promoção da Saúde.
As Instituições de Ensino Superior (IES), ao tornarem-se mais salutogénicas, podem apoiar um crescimento sustentável e inclusivo, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O modelo PEER-IESS propõe uma transformação organizacional participativa para promover estilos de vida saudáveis e ambientes salutogénicos nas IES.
O curso "Reconstruir uma Universidade Salutogénica: implementação do modelo PEER-IESS" visa capacitar grupos representativos das IES para desenvolverem projetos de promoção da saúde adaptados à sua realidade.
Os resultados esperados incluem a identificação de necessidades nas IES e o desenvolvimento de propostas de intervenção comunitária para promoção da saúde, envolvendo docentes, não-docentes e líderes de intervenção comunitária.
Por isso espera-se que se inscrevam docentes e não-docentes de IES e líderes de intervenção comunitária de entidades da saúde ou setor social que colaboram com a IES em atividades de promoção da saúde.
Contamos convosco!