O adjunto do governador civil de Coimbra, Dr. Paulo Valério, afirmou que o relacionamento com a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) tem sido «um namoro de sucesso» e «uma história de surpreendente afectividade e cumplicidade».
Paulo Valério, que interveio, no dia 9 de Janeiro, na abertura das III Jornadas de Educação Pelos Pares, organizadas pela Associação de Estudantes, afirmou que «a Escola toma a iniciativa de, após cada intervenção, vir prestar contas», o que «dá garantias» ao Governo Civil de que está «a apostar num bom projecto». Destacou, por isso, «a seriedade e o rigor científico» dos projectos do Atelier de Expressividade da ESEnfC, coordenados pela professora Irma Brito.
Paulo Valério referia-se, em concreto, ao projecto “Antes que te Queimes”, de aconselhamento individual e de avaliação da alcoolemia dos participantes nas festas académicas (Queima das Fitas e Festa das Latas), e de prevenção de todos os outros riscos associados aos momentos de recreio dos jovens, como as infecções sexualmente transmissíveis.
O adjunto do governador civil de Coimbra disse, ainda, que «se conseguirmos trilhar bem o caminho do ponto de vista da prevenção vamos diminuir a pressão na afectação de recursos noutros domínios» do direito à saúde.
As Jornadas de Educação Pelos Pares visam reflectir sobre as estratégias de Educação pelos Pares (modelo em que membros do mesmo grupo social ou com características semelhantes se educam mutuamente) e divulgar os projectos da ESEnfC que utilizam esta metodologia de formação: além do “Atelier de Expressividade” também o “O(U)sar & Ser laço Branco”.
O "Atelier de Expressividade" (Grupo de Educação pelos Pares em Saúde) funciona, desde 2002, na ESEnfC, a partir do trabalho voluntário de estudantes de Enfermagem,que, coordenados por docentes e mediante formação adequada, desenvolvem acções de promoção da saúde dirigidas a jovens.
O projecto “O(U)sar & Ser laço Branco”, coordenado pela professora Maria Neto, procura reduzir a violência, a começar pela exercida sobre as mulheres durante o namoro, e promover a igualdade de género e de oportunidades.
As Jornadas tiveram o apoio da ESEnfC e do Instituto Português da Juventude.
Recortes de Imprensa