A prevenção da depressão e do suicídio na população idosa é o objectivo de um projecto que está a ser desenvolvido por três estudantes da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.
O projecto, intitulado (E)terna Juventude, dirige-se a idosos abrangidos pelo Centro de Saúde Fernão de Magalhães, em Coimbra, e foi programado por estudantes do I Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria, que já são enfermeiras.
As três estudantes enfermeiras, que se encontram a desenvolver ensino clínico de Saúde Mental Comunitária naquele centro de saúde, contam com o apoio de 29 jovens alunos do Colégio da Imaculada Conceição, em Cernache, instituição com a qual a ESEnfC celebrou um protocolo com vista à realização de programas de formação para a saúde.
Num primeiro momento, foram feitas acções de sensibilização e de formação dirigidas aos jovens voluntários, que abordaram o processo de envelhecimento e as formas de promoção da saúde mental em idosos em situação de isolamentos social.
Para tal foram utilizados vários recursos pedagógicos, entre eles um simulador de velhice disponibilizado pela ESEnfC, equipamento que permite simular as mudanças que ocorrem no corpo humano com o avançar da idade, designadamente nos ossos e articulações, na visão e na audição.
Mais recentemente, foi realizada, no centro Social Paroquial da Pedrulha, uma primeira actividade com idosos, que teve a colaboração dos jovens voluntários do Colégio da Imaculada Conceição.
Nessa actividade, que visou promover o convívio intergeracional e combater o isolamento social, foram, ainda, feitos jogos tendentes a melhorar aspectos da psicomotricidade desta população da terceira idade.
As actividades do projecto (E)terna Juventude, que pretendem colmatar uma necessidade identificada pelos futuros enfermeiros especialistas em saúde mental e psiquiatria, vão ter continuidade.
Uma das próximas acções passará pela formação de cuidadores de idosos (ao nível dos conceitos básicos para lidar com as emoções, ou com o stress na velhice) que actuem na mesma zona geográfica de intervenção do centro de saúde.
O que se pretende com o projecto (E)terna Juventude é implementar estratégias que levem os idosos em situação de vulnerabilidade a desenvolver conhecimentos, capacidades e factores de protecção.
Assim, estar-se-á a reduzir o risco de depressão e de suicídio.
Recortes de Imprensa