Seis enfermeiros que frequentam o curso de pós-licenciatura de especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra criaram um blogue para partilha de ideias, de sentimentos e de experiências relacionadas com a saúde mental.
O blogue, ainda em fase de arranque, pretende ser um contributo para superar o estigma associado às doenças mentais e aos doentes mentais, salientam os promotores do projecto.
Os seis enfermeiros da região Centro, que estão a fazer ensino clínico de Enfermagem de Saúde Mental Comunitária no Centro de Saúde Norton de Matos (em Coimbra), salientam que o blogue pode constituir uma ferramenta muito útil para os objectivos que traçaram, na medida em que, além de permitir a transmissão, a divulgação e a actualização de informações sobre esta problemática – através de múltiplas opções de interacção –, protege a identidade dos utilizadores.
«Os internautas têm a oportunidade de gozar no anonimato e esconder ou omitir traços indesejáveis oriundos do estigma, o que se pode considerar vantajoso, especialmente quando a pessoa, por medo da exposição, procura escudar-se por trás do ecrã do computador», defendem os promotores do blogue.
O blogue “Desvendar” (http://www.desvendar-nm.blogspot.com/) apresenta um conjunto de dicas de preservação da saúde mental e tem hiperligações para a página Web da “Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares” e para o “Encontrar+se – Movimento Unidos Para Ajudar”.
Este blogue é parte integrante de um projecto mais abrangente: o “Projecto Desvendar – Domínio Cuidados Continuados e Reabilitação Psicossocial”, inserido no plano de trabalho que os estudantes desta pós-licenciatura de especialização estão a realizar no Centro de Saúde Norton de Matos, no âmbito do Ensino Clínico de Enfermagem de Saúde Mental Comunitária.
São responsáveis pelo blogue “Desvendar” os enfermeiros Joel Oliveira, Conceição Pina, Marta Medeiros, Piedade Ferreira, Regina Rualde e Teresa Fontes. Este grupo de estudantes é orientado pela professora Maria Isabel Marques.
Recortes de Imprensa