Um grupo de enfermeiros que frequenta o curso de pós-licenciatura de especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria da ESEnfC promove, na próxima semana (dias 9 a 13 de Fevereiro), no Centro de Saúde Norton de Matos, várias sessões informativas sobre saúde e bem-estar.
Do programa desta Semana da Saúde Mental fazem parte momentos de massagem e de Reflexologia (segunda-feira e sexta-feira, às 10h00), actividades assistidas por animais (terça-feira, às 09h00) e uma demonstração da arte marcial Tai-Chi Chuan (também terça-feira, mas às 11h30).
A auto-massagem (quarta-feira, às 10h00), a terapia do riso (quarta-feira, às 14h30) e o relaxamento (quinta-feira, às 10h00) são os temas das outras sessões.
Com esta semana de actividades, os estudantes enfermeiros querem proporcionar momentos de bem-estar aos utentes do centro de saúde – as sessões estão também abertas ao público indiferenciado – e mostrar que há alternativas para melhorar a saúde mental.
A Semana da Saúde Mental é uma das iniciativas do “Projecto Desvendar – Domínio Cuidados Continuados e Reabilitação Psicossocial”, inserido no plano de trabalho que este grupo de estudantes está a realizar no Centro de Saúde Norton de Matos.
Estão na organização da iniciativa os enfermeiros Joel Oliveira, Conceição Pina, Marta Medeiros, Piedade Ferreira, Regina Rualde e Teresa Fontes. O “Projecto Desvendar – Domínio Cuidados Continuados e Reabilitação Psicossocial” é coordenado, na ESEnfC, pela professora Maria Isabel Marques e, no Centro de Saúde Norton de Matos, pelo enfermeiro Fernando Carvalho.
Recortes de Imprensa