Notícias
Abertura das Jornadas de Enfermagem Médico-Cirúrgica

A presidente da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), professora Maria da Conceição Bento, desafiou, hoje, os enfermeiros dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) e do Centro Hospitalar de Coimbra (CHC) a evoluírem nas parcerias com a instituição, com vista a, juntos, desenvolverem investigação nesta área do conhecimento.

   Para a presidente da ESEnfC, que falava na abertura das Jornadas de Enfermagem Médico-Cirúrgica promovidas pela instituição, a investigação é «fundamental para garantir a qualidade dos cuidados de Enfermagem», enquanto contributo para «resolver os novos problemas em saúde que afectam as populações».
Por outro lado, só com a cooperação das instituições de saúde a ESEnfC poderá desenvolver-se como instituição de excelência na área da investigação, à semelhança do que tem sido na área do ensino.

Presentes na sessão de abertura estiveram a enfermeira supervisora dos HUC, Helena Barreiros, e o enfermeiro director do CHC, Jorge Paulo Oliveira Leitão, assim como o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros, enfermeiro Manuel Oliveira, e a professora Maria da Conceição Madanelo, pela organização das Jornadas.

Seguiu-se a conferência de abertura, intitulada “Cuidados al paciente crítico basados en la evidencia” e proferida pela professora titular da Escuela Universitaria de Enfermería da Universidad de Murcia (Espanha), Maria Ruzafa Martínez.

Ultrapassaram as cinco centenas os enfermeiros e estudantes de Enfermagem que se inscreveram nestas Jornadas que terminam amanhã no Pólo B da ESEnfC.

Os participantes estão a debater e a trocar experiências e conhecimentos ao nível desta especialidade, num encontro subordinado ao tema “Cuidar a Pessoa em Estado Crítico: da Avaliação à Intervenção Especializada”.
Do programa do evento fazem parte quatro mesas-redondas: “Cuidar do Doente em Estado Crítico: Contributos dos Cuidados Intensivos”, “Implicações da Doença Oncológica para o Doente e Família” (hoje), “O Doente em Estado Crítico na Urgência: Da admissão à Alta, a Continuidade dos Cuidados” e “ A Problemática do Doente Cardíaco” (amanhã).

Ontem, decorreram na ESEnfC workshops sobre “Tratamento de Feridas Crónicas”, “Bloco Operatório”, “Massagem Terapêutica no Alívio da Dor”, “Ostomias - Dimensões do Cuidar” e “Estratégias de Comunicação com o Doente em Estado Crítico”.

As Jornadas “Cuidar a Pessoa em Estado Crítico: da Avaliação à Intervenção Especializada” são organizadas pela UCP de Enfermagem Médico-Cirúrgica, com a participação dos alunos/enfermeiros do 2.º Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica da ESEnfC.


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    18
    ESEnfC
    2.ª Bienal de Investigação em Enfermagem
  • NOV
    05
    Presencial: Polo B
    II Encontro Nacional “Cuidadores Informais: dar Voz, Valorizar e Cuidar de quem Cuida”
  • OCT
    09
    Presencial: Polo A
    Seminário Comemorativo - Cuidados Paliativos Pediátricos: Vamos Colocar o Chapéu por esta causa
  • OCT
    06
    Online
    Workshop (Re)pensar as Infeções Sexualmente Transmissíveis: Conhecimento Atual para a Prática Clínica
  • SEP
    24
    Presencial: Polo B
    XIV Encontro Mais Contigo