Notícias
Doença oncológica: o que senti

A coordenadora do Movimento Vencer e Viver do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Dra. Lassalette Bastos, exortou, esta tarde, os enfermeiros a ajudarem as organizações que prestam apoio aos doentes oncológicos, partilhando com elas os espaços hospitalares.


Depois de relatar a sua experiência pessoal enquanto ex-doente e de falar dos sentimentos que se seguiram ao momento em que recebeu a notícia – primeiro a incredulidade e depois o medo –, a Dra. Lassalette Bastos salientou que uma mulher que passou pelo mesmo problema e que venceu o cancro consegue mais facilmente confortar uma paciente do que outra pessoa qualquer.

Segundo esclareceu, ao intervir nas Jornadas de Enfermagem Médico-Cirúrgica “Cuidar a Pessoa em Estado Crítico: da Avaliação à Intervenção Especializada”, que decorrem na ESEnfC, o papel de associações como o Movimento Vencer e Viver não é meter-se no trabalho dos enfermeiros, mas ajudar a mulher com cancro na mama.

A Dra. Lassalette Bastos, que proferiu a comunicação "O que senti - discurso na primeira pessoa", enalteceu, ainda, a postura dos enfermeiros que lidam com os doentes oncológicos, dizendo que «saber ser e saber estar [com o doente] é muito importante».

«Naquelas longas horas de quimioterapia eu queria ver sempre a pessoa certa: a bengala da minha segurança», afirmou ao recordar a enfermeira que a acompanhou, com quem, pelo menos uma vez por ano, ainda se encontra.

«O enfermeiro partilha muito mais estes momentos com o doente do que o próprio médico», observou, enquanto sublinhava as relações de amizade, de partilha e de grande cumplicidade que se estabelecem entre ambos.

 


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    18
    ESEnfC
    2.ª Bienal de Investigação em Enfermagem
  • NOV
    05
    Presencial: Polo B
    II Encontro Nacional “Cuidadores Informais: dar Voz, Valorizar e Cuidar de quem Cuida”
  • OCT
    09
    Presencial: Polo A
    Seminário Comemorativo - Cuidados Paliativos Pediátricos: Vamos Colocar o Chapéu por esta causa
  • OCT
    06
    Online
    Workshop (Re)pensar as Infeções Sexualmente Transmissíveis: Conhecimento Atual para a Prática Clínica
  • SEP
    24
    Presencial: Polo B
    XIV Encontro Mais Contigo