Notícias
“Antes que te Queimes” na Covilhã 2009

Estudantes da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) afectos ao projecto “Antes que te Queimes” estão a intervir nas noites de Festa da Queima das Fitas da Covilhã, numa iniciativa que começou no dia 24 e se prolonga até ao próximo sábado (28 de Março).

  

Esta actividade, que está a ser realizada em parceria com o Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade da Beira Interior, envolve 17 estudantes da ESEnfC, 9 estudantes de Medicina da UBI e um estudante de Língua Gestual Portuguesa. Os estudantes são supervisionados e acompanhados por três enfermeiros e por três professores da ESEnfC.

Esta intervenção resulta de um protocolo assinado entre as entidades envolvidas, que incluiu formação prévia sobre metodologia de Educação pelos Pares, Intervenção de rua, Sexualidade Responsável, Consumo e abuso de álcool e intervenção em situação de intoxicação aguda alcoólica.

O "Antes que te Queimes" é um projecto que tem como objectivo principal reduzir o consumo abusivo de bebidas alcoólicas e minimizar os riscos associados, como as IST’s (infecções sexualmente transmissíveis) e a condução perigosa de veículos.

O projecto pretende promover a diversão sem risco, tendo como lema “Antes que te queimes - Age com Responsabilidade”.

Com início em Maio de 2007 na Queima das Fitas de Coimbra, onde foi testado e posteriormente implementado em todas as festas académicas de Coimbra até então (Queima das Fitas e Festa das Latas), o projecto, desenvolvido pelo Atelier de Expressividade da Associação de Estudantes da ESEnfC, começou a ser expandido a outras festas académicas do país.

«Se esta iniciativa se alargar a todos os campos universitários que organizam este tipo de festivais académicos, talvez seja possível acreditar que os consumos de álcool possam ser reduzidos e se possa pensar em diversão sem risco», afirma a professora Irma Brito, que coordena o Atelier de Expressividade.


Recortes de Imprensa

As Beiras

Portal Universia

 


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    18
    ESEnfC
    2.ª Bienal de Investigação em Enfermagem
  • NOV
    05
    Presencial: Polo B
    II Encontro Nacional “Cuidadores Informais: dar Voz, Valorizar e Cuidar de quem Cuida”
  • OCT
    09
    Presencial: Polo A
    Seminário Comemorativo - Cuidados Paliativos Pediátricos: Vamos Colocar o Chapéu por esta causa
  • OCT
    06
    Online
    Workshop (Re)pensar as Infeções Sexualmente Transmissíveis: Conhecimento Atual para a Prática Clínica
  • SEP
    24
    Presencial: Polo B
    XIV Encontro Mais Contigo