Notícias
ESEnfC pede ao Estado que garanta mais cuidados de Enfermagem

Foram 316 os finalistas do curso de licenciatura em Enfermagem que, no início de Julho, fizeram a graduação na cidade de Coimbra.

  

Aos novos diplomados, que juraram cumprir o código de ética profissional, a Presidente da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Maria da Conceição Bento, desejou as maiores felicidades e para eles pediu «um enorme e caloroso aplauso».

Num quadro e num tempo de contenção financeira, em que a todos é pedido cuidados de saúde mais baratos, a Presidente da ESEnfC advertiu, no entanto, que «não haverá qualidade em saúde se os cidadãos não puderem dispor dos cuidados de enfermagem necessários para responder às necessidades básicas em saúde».

Para a professora Maria da Conceição Bento, é necessário «ponderar as políticas na área da saúde», de modo a não desperdiçar «um dos maiores bens que a sociedade possui na área da Saúde: os recursos humanos qualificados».

«Se assim vier a ser, se o poder político cumprir cabalmente o seu mandato social, rapidamente todos vós iniciareis o exercício profissional como enfermeiros em Portugal (…) Ao invés de continuarmos a ver muitos dos melhores enfermeiros que se formam em Portugal aceitarem convites de instituições de saúde estrangeiras, europeias e norte-americanas, para irem trabalhar para esses países, que reconhecem a mais-valia que constitui contar com enfermeiros formados em Portugal», salientou a Presidente da ESEnfC, dirigindo-se aos novos licenciados.

Maria da Conceição Bento apresentou números: Portugal conta com 5,19 enfermeiros por mil habitantes, enquanto na Finlândia essa relação é de 15,47 para mil, na Suíça de 14,92 e no Reino Unido de 9,67 para mil.

À cerimónia de graduação dos diplomados do curso de 2006-2010 acorreram muitos familiares e amigos, que quase encheram as bancadas do pavilhão da Associação Académica de Coimbra/OAF.

«Procurámos, enquanto Escola, que se formassem para um nível práxico em que “a ciência é enformada por valores”», afirmou a Presidente da ESEnfC, ao recordar os quatro anos de estudos destes 316 novos enfermeiros.


Eventos
Ver Todos

  • NOV
    05
    Presencial: Polo B
    II Encontro Nacional "CUIDADORES INFORMAIS: DAR VOZ, VALORIZAR E CUIDAR DE QUEM CUIDA"
  • SEP
    24
    Presencial: Polo B
    XIV Encontro Mais Contigo
  • JUL
    21
    ESEnfC
    18th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)
  • JUL
    15
    UICISA:E > ESEnfC
    3rd Scoping Review Workshop (SRW)
  • JUL
    10
    ESEnfC
    Primeiras Jornadas Inter-UCP da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra