Notícias
Medicação sempre à mão

Um projecto que visa facilitar a administração de medicamentos junto da população idosa venceu a etapa regional da 7ª edição do concurso PoliEmpreende realizada ao nível da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).

  

O projecto, intitulado “Medicação sempre à mão”, da autoria de três recém-licenciadas (Ana Carvalho, Andreia Nascimento e Rosário Morais), vai concorrer com os principais projectos de vocação empresarial de cada um dos Institutos Politécnicos do País, que se vão defrontar na final do PoliEmpreende (etapa nacional), nos dias 16 e 17 de Setembro, em Viana do Castelo.

Sumariamente, o projecto pretende minorar os erros de medicação que, de acordo com alguns estudos, ocorrem em mais de 50% dos idosos. O objectivo final é a melhoria da qualidade de vida da população, ao diminuir as falhas no regime terapêutico.

A esta fase do PoliEmpreende concorreram mais três projectos de estudantes da ESEnfC: Cordum – Ligações para a Vida, Easy Drink (2º lugar) e Alert’Up (3º lugar).

Os projectos de negócio premiados nesta fase (os três primeiros) vão receber apoios financeiros, no valor de 2000 euros, 1500 euros e 1000 euros (50% a entregar agora e os restantes 50% após a constituição da sociedade).

Integraram o júri do concurso regional a Presidente da ESEnfC, Maria da Conceição Bento, o engenheiro João Vasco Ribeiro (membro do Conselho Geral da ESEnfC), o vice-presidente do IAPMEI, Francisco Pegado, o Chief Nursing Officer, Sérgio Gomes, o director executivo da IPN Incubadora, Paulo Santos, e o director regional do Banco Espírito Santo, Rui Baptista.

Além de ser um concurso, no qual participam todos os Institutos Politécnicos do País, a ESEnfC, a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (Universidade de Aveiro) e a Universidade do Algarve – 19 instituições –, o projecto PoliEmpreende caracteriza-se por um grande enriquecimento curricular e de competências para os intervenientes.

Este concurso tem por objectivo primordial fomentar a promoção do empreendedorismo na comunidade escolar, alertando para a importância da carreira de empreendedor por conta própria e para a importância do desenvolvimento de competências essenciais.

O PoliEmpreende ajuda a estimular a investigação aplicada orientada para o mercado e para a criação de “spin-offs”, no sentido da constituição de empresas de cariz inovador, com potencial de crescimento.


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    17
    Online
    Webinar Enfermagem avançada em saúde materna e obstétrica: situações de médio e alto risco na gravidez, parto e pós-parto
  • MAY
    17
    Presencial & Online
    Colóquio: Liberdade intelectual e literária 50 anos depois do 25 de abril - cultura e comunidade
  • MAY
    16
    Online
    Seminário Ciência Cidadã: envolvimento do cidadão na investigação em saúde
  • MAY
    15
    Online
    XVI Encontro do Dia Internacional da Família: 30 Anos de comemorações ONU
  • APR
    30
    Online & Presencial
    20ª Edição do Concurso Regional Poliempreende