Notícias
Professor Amaral falou do valor económico e social dos cuidados de enfermagem

O professor da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, António Fernando Amaral, esteve, no último sábado, na ilha da Madeira, a falar sobre o valor económico e social dos cuidados de enfermagem.

  

Convidado para uma conferência na Secção Regional da Ordem dos Enfermeiros, o professor coordenador da ESEnfC referiu que a presença de enfermeiros nos hospitais leva os Estados a encurtarem os gastos com a Saúde.

Reduzindo-se algum tipo de complicações, os doentes podem ir para casa mais cedo.

Dito de outra forma, contratar mais enfermeiros ajuda a diminuir tempos de internamento e, com isso, a diminuir a despesa dos sistemas de saúde.

Recorde-se que o professor António Amaral lidera um projeto de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) intitulado “Resultados dos cuidados de enfermagem: qualidade e efectividade”.

Trata-se de um projeto a ser desenvolvido por uma equipa da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA-E) da ESEnfC, que tem como parceiro o Centro de Estudos e Investigação em Saúde da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

Ouça as declarações do professor Amaral à RTP Madeira.


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    18
    ESEnfC
    2.ª Bienal de Investigação em Enfermagem
  • FEB
    23
    UICISA:E > ESEnfC
    19th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)
  • JAN
    19
    UICISA:E > ESEUC
    5th Evidence Implementation Training Program (EITP)
  • JAN
    06
    Sala Maior | Polo A da ESEUC
    Seminário Gestão de Cuidados à Pessoa em Domicílio: Apresentação das diferentes Unidades de Cuidados
  • DEC
    12
    Online
    5º Encontro Internacional (Re)pensar o VIH e Sida: "Superar a disrupção, transformar a resposta à Sida"