Notícias
Novos enfermeiros pela ESEnfC

O Pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia, em Coimbra, encheu-se, no dia 16 de julho, de familiares e amigos dos finalistas da ESEnfC que terminaram a graduação e fizeram juramento.

   Na sessão solene, além das palavras de felicitações e de encorajamento, também alguma inquietação marcou o discurso da vice-presidente da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).

A professora Aida Mendes, que sublinhou o facto de a formação dos enfermeiros portugueses, e a dos da ESEnfC em particular, ser «internacionalmente reconhecida como de excelência», com as agências de recrutamento a privilegiarem-nos, não deixou de refletir sobre «se a despesa» com a formação dos novos enfermeiros «não deveria beneficiar, em primeira linha, o país e os contribuintes que a financiaram».


Notou a vice-presidente da ESEnfC que «a existência de necessidades de cuidados não é sinónimo de empregabilidade no Serviço Nacional de Saúde». E recordou a estatística da OCDE (2010) sobre a média de enfermeiros por milhar de habitantes em Portugal (5,7), em contraponto com a de outros países europeus: 15,47 na Finlândia, 14,92 na Suíça, ou 9,67 no Reino Unido. Números que indicam «a possibilidade da existência de necessidade de cuidados não completamente satisfeita», realçou.

Para a professora Aida Mendes, «mais do que nunca, ter uma boa formação académica que capacite para o exercício profissional, e também com os recursos necessários para a autonomia, o empreendedorismo e a inovação, é fundamental para um desenvolvimento profissional bem-sucedido».

E foi isso que o projeto educativo da ESEnfC procurou oferecer aos novos diplomados, permitindo «a transformação necessária» para fazerem face «aos desafios que terão de enfrentar». Uma ESEnfC que, notou, ainda, a professora Aida Mendes, assume o compromisso de continuar a apoiar os novos enfermeiros «na progressão da aprendizagem».

«O conhecimento está em constante progresso. O exercício continuado da profissão tão necessário para se adquirir destreza e sentido clínico aguçado, não pode ser desacompanhado do estudo e da reflexão continuada», afirmou a vice-presidente da ESEnfC.


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    18
    ESEnfC
    2.ª Bienal de Investigação em Enfermagem
  • FEB
    23
    UICISA:E > ESEnfC
    19th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)
  • JAN
    22
    Presencial: Polo A
    18º Fórum Internacional de Empreendedorismo
  • JAN
    19
    UICISA:E > ESEUC
    5th Evidence Implementation Training Program (EITP)
  • JAN
    06
    Sala Maior | Polo A da ESEUC
    Seminário Gestão de Cuidados à Pessoa em Domicílio: Apresentação das diferentes Unidades de Cuidados