Notícias
Conselho Geral da ESEnfC

Tomaram posse, no passado dia 3 de maio, as sete personalidades externas que integram o Conselho Geral da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) para o mandato 2013-2017.

São elas Carlos Manuel Batista Fiolhais, Isabel Amélia Costa Mendes, João Vasco Ribeiro, José Martins Nunes, José Luís Medina Moya, Maria Augusta de Sousa e Maria da Graça Carvalho (na foto com a Presidente da ESEnfC, Maria da Conceição Bento).

Trata-se de um núcleo de figuras da vida pública e do ensino superior, nacionais e estrangeiras, que possuem conhecimento e experiência relevantes para a estratégia de desenvolvimento da ESEnfC.

Carlos Manuel Batista Fiolhais
Professor de Física da Universidade de Coimbra, onde ocupou diversos cargos (como presidente do Conselho Diretivo do Centro de Informática, membro da direção do Centro de Física Teórica e do Centro de Física Computacional, membro do Conselho Diretivo da FCTUC, diretor da Biblioteca Geral), Carlos Fiolhais foi promotor do “Manifesto para a Educação da República”, membro da Comissão para a Promoção do Estudo da Matemática e das Ciências, do Ministério da Educação e membro do Conselho Científico da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Recebeu o Prémio Globo de Ouro de Mérito e Excelência em Ciência atribuído pela televisão SIC e pela revista “Caras” em 2005. Nesse mesmo ano, foi-lhe atribuído pelo Presidente da República o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

Isabel Amélia Costa Mendes
É professora titular da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de S. Paulo, instituição que dirigiu entre 1994 e 1998 e de 2002 a 2006. Presidiu à Rede Pan-Americana de Centros Colaboradores da Organização Mundial de Saúde (OMS) para o Desenvolvimento da Enfermagem (PANMCC) de 2003 a 2005. Foi fundadora do Capítulo Rho Upsilon da Sigma Theta Tau Internacional. É secretária geral da Rede Global de Centros Colaboradores da OMS para a Enfermagem e Obstetrícia. É membro da Comissão Científica de Projetos em educação sobre Ética nas Escolas de Enfermagem coordenada pela Universidade de Haifa, Israel e UNESCO, e integra o Conselho Executivo da Associação Latino-americana de Escolas e Faculdades de Enfermagem.

João Vasco Ribeiro
Vice-presidente do Conselho de Administração da empresa ISA (Intelligent Sensing Anywhere), João Vasco Ribeiro é, também, diretor da Capital Criativo e presidente do Curiatecnoparque. Licenciado em engenharia eletrotécnica pela Universidade do Porto e pós-graduado em ciências da computação pela Universidade de Coimbra (UC), foi administrador do grupo MRG, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro, vogal executivo da comissão diretiva do POR Centro e administrador da Fundação Bissaya Barreto. Foi presidente do conselho diretivo do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e membro da direção da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC. Foi professor de Informática na ESEnfC, sendo consultor de TIC em várias instituições como CTT, Agência de Inovação, Citeve, IPN, Siemens, Novabase, Medidata.

José Martins Nunes
Presidente do Conselho de Administração do CHUC (Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra), José Martins Nunes é licenciado em Medicina, sendo diretor do Serviço de Anestesiologia e do Centro de Simulação Biomédica dos HUC, assim como coordenador do Bloco Operatório Central dos HUC desde 2005. Foi secretário de Estado da Saúde do XII Governo Constitucional e representante da Presidência do Conselho de Ministros na Comissão para Instalação do Observatório Europeu da Droga em 1994 e 1995.

José Luís Medina Moya
Enfermeiro, licenciado em Pedagogia e doutorado em Filosofia e Ciências da Educação, José Luís Medina Moya é professor titular da Faculdade de Pedagogia da Universidade de Barcelona (Departamento de Didática e Organização Educativa). É, ainda, coordenador do programa de doutoramento “Diversidad y Cambio en Educación” da Universidade de Barcelona.

Maria Augusta de Sousa
Foi bastonária da Ordem dos Enfermeiros durante dois mandatos (de 2004 a 2012), tendo, antes, coordenado o Sindicato dos Enfermeiros da Zona Sul (1982-1988) e o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses. Antes do 25 de abril, a enfermeira Augusta Sousa foi presidente da Juventude Operária Católica Portuguesa, tendo depois assumido a presidência internacional desta organização, em Bruxelas, até 1981. Faz parte do Comité Executivo do European Forum of National Nursing and Midwifery Associations (EFNNMA). Em 2009 foi eleita para o Conselho Diretivo do International Council of Nurses (ICN). Elaborou trabalhos sobre a integração do Ensino de Enfermagem no Ensino Superior e o sobre o Regulamento do Exercício Profissional.

Maria da Graça Carvalho
Professora catedrática no Departamento de Engenharia Mecânica do IST (onde foi membro do Conselho Directivo e presidente-adjunta do Conselho Científico), anterior ministra da Ciência e do Ensino Superior (XV Governo Constitucional) e da Ciência, Inovação e Ensino Superior (XVI Governo Constitucional), Maria da Graça Carvalho é deputada do Parlamento Europeu. Foi conselheira principal do Bureau of European Policy Advisers, um departamento da Comissão Europeia, tendo tido a seu cargo pessoal as áreas do Ensino Superior, Ciência, Inovação, Energia, Ambiente e Alterações Climáticas. Foi vice-presidente da Ordem dos Engenheiros, foi membro do Conselho Nacional de Educação e do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável. É membro de 20 associações científicas nacionais e internacionais e "fellow" do American Institute of Aeronautics and Astronautics, da American Association for the Advancement of Science e da World Academy of Art and Science. Foi condecorada pelo Presidente da República Dr. Jorge Sampaio com o grau de Grande Oficial da Ordem de Instrução Pública. Foi, ainda, condecorada com o Superior Grau de Grã-Cruz pela Chancelaria da Ordem Internacional do Mérito do Descobridor do Brasil.


SOBRE O CONSELHO GERAL

O Conselho Geral da ESEnfC é composto por 25 membros (14 representantes dos professores e ou investigadores, 3 representantes dos estudantes, 1 representante do pessoal não docente e 7 personalidades externas de reconhecido mérito não pertencentes à instituição, com conhecimentos e experiência relevante para a escola). É a este órgão que compete eleger o Presidente da Escola e, sob sua proposta, aprovar as linhas gerais de orientação da instituição no plano científico, pedagógico, financeiro e patrimonial.



Eventos
Ver Todos

  • MAY
    17
    Online
    Webinar Enfermagem avançada em saúde materna e obstétrica: situações de médio e alto risco na gravidez, parto e pós-parto
  • MAY
    17
    Presencial & Online
    Colóquio: Liberdade intelectual e literária 50 anos depois do 25 de abril - cultura e comunidade
  • MAY
    16
    Online
    Seminário Ciência Cidadã: envolvimento do cidadão na investigação em saúde
  • MAY
    15
    Online
    XVI Encontro do Dia Internacional da Família: 30 Anos de comemorações ONU
  • MAY
    07
    Online & Presencial
    20ª Edição do Concurso Regional Poliempreende