Notícias
Professor Carlos Melo-Dias no júri do CUIDAR' 13

O professor adjunto da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Carlos Melo-Dias, integra o júri do Concurso CUIDAR, criado pela Secção Regional do Centro (SRC) da Ordem dos Enfermeiros (OE) para premiar projetos de melhoria contínua da qualidade desenvolvidos por enfermeiros, que se destinem a obter ganhos em saúde. Em 2013, o CUIDAR vai na segunda edição, dedicada aos distritos de Aveiro e Viseu. Entrevistámos o professor da ESEnfC e o presidente do júri, enfermeiro Renato Assunção.

Professor Carlos Melo-Dias:

 "É muito reconfortante ser escolhido pelo valor que os nossos pares entendem que temos. É esse o nosso maior tributo perante a dedicação diária ao exercício da docência em Enfermagem na ESEnfC."

 

Enquanto docente de Enfermagem, que importância assume para o professor Carlos Melo-Dias pertencer ao júri que aprecia os projetos submetidos a este concurso?
É muito reconfortante ser escolhido pelo valor que os nossos pares entendem que temos. É esse o nosso maior tributo perante a dedicação diária ao exercício da docência em Enfermagem na ESEnfC e em todos os múltiplos cenários institucionais e comunitários onde trabalhamos. É também muito pertinente que o Conselho de Enfermagem Regional do Centro, e o presidente do júri, enfermeiro Renato Assunção, tenham decidido garantir e agregar as diferentes sensibilidades da Enfermagem no mesmo júri, ao convidar enfermeiros de diferentes áreas de exercício. Considerando a diversidade de projetos a concurso, apenas poderia ser construído com a diversidade de áreas de atuação, de modo a permitir uma avaliação transversal e isenta.

Qual a intenção do Conselho de Enfermagem Regional do Centro ao criar o Concurso Cuidar’13?
O concurso CUIDAR´13 é a segunda edição de um total de quatro concursos a decorrer durante o mandato dos atuais órgãos estatutários da OE (2012-2015). O objetivo do CUIDAR´13 é promover o desenvolvimento e valorização científica dos seus membros a nível da região centro, através do estímulo à implementação de sistemas de melhoria contínua da qualidade do exercício profissional dos enfermeiros, para uma maior visibilidade dos cuidados de enfermagem em Portugal (de acordo com o artigo 37º do Estatuto da Ordem dos Enfermeiros, Lei nº111/2009).

Que relevância e impacto podem ter para a Enfermagem a existência do Concurso CUIDAR? Pode ser encarado como um estímulo para a excelência?
A relevância centra-se na divulgação à sociedade e aos demais enfermeiros do melhor que os enfermeiros nas mais diversas áreas de atuação estão a fazer em prol da sua profissionalidade e em prol dos cidadãos e da comunidade. Sim, deve ser encarado como um prémio à excelência! Para além da implícita necessidade de todos os projetos se fundamentarem nas seis categorias de enunciados descritivos de qualidade do exercício profissional dos enfermeiros, nomeadamente satisfação dos clientes, à promoção da saúde, à prevenção de complicações, ao bem-estar e ao autocuidado dos clientes, à readaptação funcional e à organização dos serviços de enfermagem, a análise dos projetos incide muito nas evidências de resultados que o seus programas de intervenção já obtiveram e quais pretendem ainda alcançar em metas concretas e operacionalizadas. De sublinhar, ainda, que os critérios do concurso permeiam também, além de diversos critérios presentes na documentação do concurso, a capacidade instalada ou prevista da replicabilidade e escalabilidade dos projetos e programas em ação, pelo que as evidências de resultados são também uma afirmação de um beneficio crescente do bem-estar e qualidade de vida em sociedade.

Enfermeiro Renato Assunção:

 "Nos distritos a concurso no ano anterior, o número de enfermeiros inscritos na SRC era próximo dos 2000. Este ano, os distritos abrangidos têm mais de 5000 enfermeiros."

 

O enfermeiro Renato Assunção tem notado uma maior participação e ligação a este tipo de iniciativas da Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros?
Obviamente que, em termos absolutos, houve um aumento significativo nesta edição. Mas a participação não pode ser avaliada nestes termos, uma vez que os distritos a concurso nos diferentes anos têm caraterísticas diferentes e o número de enfermeiros é muito diferente. Para se ter uma ideia, nos distritos a concurso no ano anterior o número de enfermeiros inscritos na SRC era próximo dos 2000. Este ano, os distritos abrangidos têm mais de 5000 enfermeiros.

Os prémios (pecuniários) são para aplicar nos projetos, ou os vencedores poderão usá-los como bem entenderem?
Com este tipo de iniciativas pretende-se que o prémio seja mais do que o valor pecuniário que se atribuirá no colóquio de dia 6 de dezembro a realizar em Oliveira de Azeméis. Por si só, a divulgação e disseminação a um público alargado, desde a área científica à área social e política, é um prémio para qualquer um dos projetos concorrentes neste concurso, mesmo para aqueles que, por questões de rigor e ponderação da classificação, não ficaram no grupo dos aprovados para a segunda fase do concurso deste ano. Além disso, o concurso, com o seu formato e desenho, estimula a organização das equipas em estruturas mais coesas e mais consistentes em termos de planeamento de objetivos e indicadores de resultados. É também oportuno salientar, quando se analisa e avalia estes projetos, a capacidade ímpar de mobilização científica e social, muitas vezes “escondida” no interior dos enfermeiros, perante a adversidade de uma carreira insuficiente para os premiar e uma pobre organização do sistema de saúde, insuficiente para os diferenciar.

O que se espera da próxima edição do CUIDAR, que abarcará os distritos de Coimbra e Leiria? Que as candidaturas tripliquem em relação à primeira edição?
Que ocorra o mesmo que este ano, quer no aumento do número de candidaturas, quer em qualidade dos projetos concorrentes. É expectável um número consideravelmente elevado de concorrentes, tendo em conta que o número de inscritos na SRC com domicílio profissional nos distritos de Coimbra e Leiria é de cerca de 7000 enfermeiros. Seria interessante que os colegas que pretendam concorrer no próximo ano ao CUIDAR´14 pudessem aprender com os concorrentes anteriores, lendo e conhecendo as informações divulgadas, quer pelas apresentações a realizar no próximo dia 6 de dezembro, no colóquio em Oliveira de Azeméis, quer pelo caderno de resumos de todos os projetos candidatos que ali será oferecido.


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    18
    ESEnfC
    2.ª Bienal de Investigação em Enfermagem
  • NOV
    05
    Presencial: Polo B
    II Encontro Nacional “Cuidadores Informais: dar Voz, Valorizar e Cuidar de quem Cuida”
  • OCT
    18
    Online
    Webinar - Boas Práticas nas construção e apresentação de Comunicações Científicas
  • OCT
    09
    Presencial: Polo A
    Seminário Comemorativo - Cuidados Paliativos Pediátricos: Vamos Colocar o Chapéu por esta causa
  • OCT
    06
    Online
    Workshop (Re)pensar as Infeções Sexualmente Transmissíveis: Conhecimento Atual para a Prática Clínica