A importância da prevenção primária da violência no namoro é o tema sobre o qual incide o mais recente título da série monográfica editada pela Unidade de Investigação em Ciências da Saúde - Enfermagem (UICISA-E) e pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).
O livro "Prevenir a violência no namoro - N(AMOR)O (IM)PERFEITO - Fazer diferente para fazer a diferença" foi apresentado, no dia 18 de outubro, na ESEnfC, após a cerimónia de abertura do congresso internacional “Género(s) e Saúde: (In)Determinações e Aproximações”. Com prefácio de Jorge Lacão, deputado à Assembleia da República, membro da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias e ex-secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, são 140 páginas que refletem os resultados da iniciativa "N(AMOR)O (IM)PERFEITO". |
A iniciativa "N(AMOR)O (IM)PERFEITO" foi conduzida por elementos do projeto de prevenção e combate à violência nas relações de intimidade "(O)Usar & Ser Laço Branco", radicado na ESEnfC, no âmbito de uma contratualização feita pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.
Foi desenvolvida em 2010 e 2011 e abrangeu cerca de 13 mil estudantes do ensino secundário de quatro distritos: Coimbra, Aveiro, Leiria e Viseu.
Apresentou o livro o coordenador científico da UICISA-E, Manuel Alves Rodrigues.