Notícias
Ideia para deteção precoce de cáries dentárias premiada no Arrisca C 2013

Um projeto de ideia de negócio na área da saúde desenvolvido por um grupo de recém-diplomados pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) foi distinguido, na última segunda-feira, com um prémio de 5 mil euros (capital inicial para a constituição de empresa) e com o direito a aconselhamento e a acompanhamento do plano de negócios.

Trata-se do projeto COOLdent, um produto inovador que vai permitir a deteção rápida, precoce, simples e, além disso, por um baixo custo, de cáries dentárias.

É da autoria de Ângela Guimarães, Andreia Silva, Ricardo Machado e Vanessa Simões.

Este prémio para melhor ideia de negócio na área da saúde foi patrocinado pela a2b e pela Bluepharma, no âmbito do “Arrisca C 2013”, um concurso nacional de ideias, planos de negócio e provas de conceito.

Para este projeto, os jovens enfermeiros contaram, ainda enquanto finalistas da licenciatura, com o apoio da ESEnfC, na pessoa do professor Pedro Parreira, coordenador do Gabinete de Empreendedorismo da Escola.

Recorde-se que este mesmo prémio (a2b/Bluepharma) foi atribuído há um ano, no “Arrisca C 2012”, a outro projeto da autoria de uma jovem diplomada pela ESEnfC, Diana Pires. Nessa altura, o projeto ShowerCare – uma banheira insuflável com duche para acamados – foi distinguido com mais dois prémios: o Prémio IPN-Incubadora e o Prémio Novotecna/FabLab Coimbra.

O certificado do prémio atribuído ao projeto COOLdent foi recebido pelos enfermeiros Andreia Silva e Ricardo Machado (na foto em baixo, cedida pelo DC).

 

 

“Dressgel” e "Idealflush" também foram premiados

Outros dois projetos desenvolvidos por finalistas da ESEnfC foram, igualmente, premiados no "Arrisca C 2013". O projeto “Dressgel”, que consiste num vestuário inovador que pretende auxiliar eficazmente na prevenção da ocorrência de úlceras por pressão ao nível da população que apresenta mobilidade física reduzida (de Aurélie Ramos e Cristiana Silva) foi patrocinado pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude.

Finalmente, o projeto "Idealflush", seringa inovadora que diminui o risco de infeção associada aos cuidados de saúde para o doente e contribui para a diminuição de custos hospitalares associados (de Ana Roque, Diogo Santos, Pedro Bastos, Tânia Moita, Tânia Fernandes e Vitor Almeida), recebeu o prémio MoviPoc.


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    18
    ESEUC
    2.ª Bienal Internacional de Investigação em Enfermagem da UICISA: E
  • MAY
    07
    Online
    Ciclo de webinars: Saúde Mental na Prática - Papéis de Género
  • MAR
    12
    Presencial e online
    Ciclo de Conferências “abreTciência” 2026
  • FEB
    23
    UICISA:E > ESEnfC
    19th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)
  • FEB
    05
    Ciclo de webinars: Saúde Mental na Prática - Tempo e Exigências