A poucos dias da realização em Coimbra da X Conferência da Rede Global dos Centros Colaboradores da Organização Mundial de Saúde (OMS) para Enfermagem e Obstetrícia, eis que chega uma boa nova: a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra acaba de ser aceite como Centro Colaborador da OMS para a Prática de Enfermagem e Investigação.
O primeiro centro colaborador da OMS para o Desenvolvimento da Enfermagem e Obstetrícia na Península Ibérica e o quarto na Europa será liderado pela professora Ananda Maria Fernandes, fazendo ainda parte desta equipa coordenadora – outros elementos se lhe juntarão – os professores Aida Cruz Mendes, António Salgueiro Amaral e Maria Neto Leitão.
Os centros de colaboração da OMS são instituições como centros de pesquisa, estabelecimentos de ensino superior ou colégios, designados pelo diretor-geral de OMS para realizarem atividades de apoio aos programas da Organização.
Atualmente, existem mais de 700 desses centros, com base em mais de 80 Estados-membros, que trabalham com a OMS em questões como a Enfermagem, a saúde ocupacional, as doenças transmissíveis, a nutrição, a saúde mental, as doenças crónicas ou as tecnologias em saúde.
Para a ESEnfC, a aprovação da candidatura a membro da Rede Global de Centros Colaboradores da OMS para o Desenvolvimento da Enfermagem e Obstetrícia significa o reconhecimento que a Organização Mundial de Saúde faz de que a instituição de ensino superior público de Coimbra, que passou por um exigente período probatório, tem capacidade para dar resposta aos desafios que a OMS lhe coloca.
Entre esses desafios estão os de realizar investigação e identificar modelos de boas práticas em Enfermagem e Obstetrícia, contribuindo para o compêndio da OMS Europeia.
Colaborar com a OMS na organização e realização de reuniões internacionais, cursos de formação, workshops, divulgação e tradução de documentos e na redução das iniquidades no acesso aos cuidados de saúde são outros propósitos e obrigações dos centros colaboradores.
Fundada em 1990, a Rede Global de Centros Colaboradores da OMS para o Desenvolvimento da Enfermagem e Obstetrícia é uma organização internacional independente, sem fins lucrativos e voluntária, que inclui líderes em Enfermagem e Obstetrícia de renome internacional.