A Presidente da ESEnfC, Maria da Conceição Bento, lamentou, no último sábado (dia 12 de julho), que a admissão de enfermeiros nos cuidados de saúde em Portugal esteja a diminuir (baixa 14,4% ao ano), enquanto no país continuamos «a ter muitos cuidados de Enfermagem a descoberto».
Maria da Conceição Bento, que interveio na cerimónia de graduação e de juramento de cerca de 300 novos profissionais, afirmou que cada um dos enfermeiros recém-diplomados, cuja formação é reconhecida na Europa como sendo de excelência, terá «emprego garantido se quiser sair do país», apesar de haver em Portugal «muitos cuidados de saúde sensíveis por resolver».
Olhando para a estatística, a Presidente da ESEnfC sustentou que, em Portugal, os rácios de enfermeiros por milhar de habitantes (5,1) e de enfermeiros por médico (1,5) ainda estão muito aquém da média europeia.
Ao destacar os efeitos das crises sociais e económicas na saúde das populações, frisando o quanto o desemprego e o endividamento afetam indivíduos e famílias, a professora Maria da Conceição Bento listou um conjunto de problemas, como a saúde mental, as doenças crónicas e degenerativas, a possibilidade de aumento da taxa de morbilidade e de mortalidade.
Para Maria da Conceição Bento, não há dúvidas: «Só há mais cuidados de saúde se houver mais cuidados de Enfermagem».
Antes, em nome dos finalistas, o licenciado Ricardo Pinto questionou o facto de o investimento feito na formação de enfermeiros em Portugal estar a ser utilizado em proveito de outros países.
«Aprendemos a cuidar e a respeitar. Vamos continuar a estudar e investigar para, todos os dias, tentarmos ser melhores. Somos enfermeiros não importa onde, mas, se custámos tanto ao país, por que não somos aproveitados e requisitados», interrogou o representante dos novos enfermeiros diplomados pela ESEnfC.
Rita Pinto, presidente da Associação de Estudantes, exortou a Presidente da ESEnfC para que não se esquecesse «destes enfermeiros licenciados», apontando-lhes oportunidades de formação e continuando a acompanhar os respetivos percursos.
Várias centenas de pessoas (pais, familiares e amigos) assistiram, no Pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia, à cerimónia de juramento dos novos enfermeiros.