Notícias
“Bar aberto” para debater a “Crise dos Refugiados e Migrantes” na Europa

 

O presidente do Instituto Padre António Vieira e responsável pela recém-criada Plataforma de Apoio aos Refugiados, Rui Marques, e o professor no Núcleo de Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Daniel Pinéu, foram os oradores convidados para a tertúlia/debate "Crise dos refugiados e migrantes" que a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) organizou no dia 10 de dezembro.

Dezenas de estudantes e docentes reuniram-se, à tarde, no bar do Polo B da ESEnfC (em S. Martinho do Bispo), para a tertúlia, de acesso livre, que foi organizada pelo Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a Prática e Investigação em Enfermagem e pelo Capítulo Phi Xi da Sigma Theta Tau International - Honor Society of Nursing, sediados na ESEnfC e coordenados, respetivamente, pelas professoras Ananda Maria Fernandes e Aida Cruz Mendes.

Sendo um problema de ordem social que, ao afetar a Europa e o mundo, tem implicações na saúde regional e global, o tema dos refugiados não podia passar ao lado da reflexão da comunidade educativa da ESEnfC.

Enquanto Centro Colaborador da OMS para a Prática e Investigação em Enfermagem, a ESEnfC preocupa-se, justamente, em promover a saúde global, regional e local, trabalhando em estreita colaboração com o Gabinete Regional da OMS para a Europa. 

A Sigma Theta Tau International é uma sociedade honorífica de Enfermagem que dedica a sua ação à melhoria da saúde das populações, através do desenvolvimento científico da prática de Enfermagem. No seu seio procura-se congregar todos os que se distinguem pela excelência, seja na prática clínica, na educação, na investigação e/ou na liderança em Enfermagem.

 


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    29
    Online
    II e-Conferência Internacional de Enfermagem de Reabilitação "Cuidar e Reabilitar ao Longo do Ciclo Vital"
  • MAY
    18
    ESEUC
    2.ª Bienal Internacional de Investigação em Enfermagem da UICISA: E
  • MAY
    07
    Online
    Ciclo de webinars: Saúde Mental na Prática - Papéis de Género
  • MAR
    12
    Presencial e online
    Ciclo de Conferências “abreTciência” 2026
  • FEB
    23
    UICISA:E > ESEnfC
    19th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)