Notícias
Viagens de finalistas em segurança: ESEnfC sensibilizou estudantes do ensino secundário

 

Perto de uma centena de estudantes do ensino secundário dos concelhos de Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho e Soure (distrito de Coimbra), que, nas férias da Páscoa, participou em viagens de finalistas, beneficiou de sessões de formação para prevenção de comportamentos de risco em contextos recreativos, promovidas pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).

Através da iniciativa “Antes que te Queimes Finalista”, inserida no projeto PEER (Peer-education Engagement and Evaluation Research), que conta com a coordenação da professora Irma Brito, os estudantes do 12º ano debateram questões relacionadas com a sexualidade (“ABC do amor”), com os consumos de álcool, tabaco e outras drogas, e praticaram técnicas de primeiros socorros.

Este projeto, resultante do inicial “Antes que te Queimes” – criado a pensar nos riscos associados ao consumo excessivo de álcool e de substâncias psicoativas nas noites das festas académicas –, pretende alertar para os perigos dos excessos, ensinando estratégias de proteção e de promoção de hábitos saudáveis, para que os jovens preservem o respetivo bem-estar e segurança.

Durante as férias da Páscoa, centenas de estudantes finalistas do ensino secundário rumam para destinos como o sul de Espanha e têm acesso, por vezes quase indiscriminado, a bares e discotecas e a todo o tipo de consumos ali oferecidos.

Sensibilizar para os perigos e explicar que os jovens conseguem divertir-se sem recurso a substâncias e bebidas que podem alterar-lhes o estado de consciência são objetivos do projeto “Antes que te Queimes Finalista”.

 

 

[2016-03-31]


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    18
    ESEUC
    2.ª Bienal de Investigação em Enfermagem
  • MAR
    05
    Ciclo de webinars: Saúde Mental na Prática - Diversidade e Respeito
  • FEB
    23
    UICISA:E > ESEnfC
    19th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)
  • FEB
    05
    Ciclo de webinars: Saúde Mental na Prática - Tempo e Exigências
  • JAN
    22
    Presencial: Polo A
    18º Fórum Internacional de Empreendedorismo