Notícias
Contributos da investigação para a prevenção do suicídio são tema de livro editado pela ESEnfC

 

“Prevenção de comportamentos suicidários: contributos da Investigação”, assim se intitula uma das mais recentes publicações editadas, em 2018, pela Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e pela Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E).

 

 

Ao todo são 21 os autores que colaboram nesta obra, entre eles os docentes e investigadores da ESEnfC, Cândida Loureiro, José Carlos Santos Helena Quaresma.

Com prefácios de Daniel Sampaio e Carlos Braz Saraiva, o livro é organizado em quatro secções: Prevenção de comportamentos suicidários na comunidade, Em estudantes do ensino superior, Em populações mais vulneráveis e Instrumentos de avaliação.

De acordo com os organizadores desta obra, «ainda é necessário forçar a colocação da investigação em suicidologia na agenda, quando falamos de prioridades nacionais e planos de financiamento».

«Têm sido registados avanços importantes, particularmente na área das neurociências, mas a procura continua incompleta na busca de respostas a duas questões básicas: como se desenvolve o processo suicida e o que podemos fazer para a sua prevenção», lê-se na introdução do livro.

Os autores consideram que, «apesar do aumento de obras nesta área, onde merecem destaque as edições da Sociedade Portuguesa de Suicidologia, não há publicações dedicadas que enfatizem a investigação como procura de respostas e a partilhem no sentido da translação da ciência, visando uma prática baseada na evidência». Pelo que, referem, «este manual poderá ser o primeiro exercício».

Todos os anos, cerca de 1 milhão de pessoas comete suicídio em todo o mundo, estimando-se que em 2020 o número atinja 1,5 milhões, calcula a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP). Diariamente, falamos de cerca de 3000 pessoas, o que corresponde a uma morte a cada 40 segundos.

Por outro lado, por cada pessoa que se suicida, 20 ou mais realizam tentativas de suicídio.

A taxa de suicídio em Portugal em 2014, alinhada com a média da União Europeia, era de 11 pessoas por cada 100 mil habitantes.

No dia 10 de setembro assinalou-se o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio que, em Portugal, foi evocado através de uma reunião científica e de divulgação, integrada nas iniciativas da International Association for Suicide Prevention (IASP), sob o lema “Trabalhar em conjunto para prevenir o suicídio”, que teve lugar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.

 

 

[2018-09-14]


Eventos
Ver Todos

  • JAN
    30
    ESEnfC - Polo C
    3rd Evidence Implementation Training Program
  • NOV
    08
    Online
    I Seminário Internacional IINNCare: Inovação e Implementação em Cuidados Neonatais
  • OCT
    28
    ONLINE E PRESENCIAL
    II Colóquio Internacional de Envelhecimento, Saúde e Cidadania
  • OCT
    20
    ONLINE E PRESENCIAL
    1º Seminário Internacional da RESM-LP: As Mulheres e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Contributos da RESM-LP
  • OCT
    10
    Convento de S. Francisco - Coimbra
    X Congresso Iberoamericano de Universidades Promotoras da Saúde