Notícias
ESEnfC e Cáritas coordenam Rede Portuguesa Ambientes Saudáveis, Inteligentes e Amigáveis

 

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) assumiu a coordenação científica da recém-criada Rede Portuguesa Ambientes Saudáveis, Inteligentes e Amigáveis que tem a coordenação técnica da Cáritas Diocesana de Coimbra.

 

João Apóstolo e Carina Dantas na primeira reunião da Rede (FOTO: Direitos Reservados)

 

João Luís Alves Apóstolo é o professor da ESEnfC que tem à sua responsabilidade a coordenação científica desta estrutura que reúne um conjunto alargado de organizações portuguesas – conta já com mais de 30 parceiros – comprometidas com a promoção de uma agenda conjunta para a implementação de ambientes inclusivos para todas as idades, com particular incidência nas áreas da saúde, do apoio social, das TICE (Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica) e infraestruturas.

A primeira reunião participativa da Rede realizou-se no dia 11 de outubro, no Auditório do Hospital da Luz Coimbra.

No encontro, João Apóstolo defendeu que esta estrutura «deverá ter por missão conectar e por em colaboração os atores nacionais, fazendo um levantamento e validação científica das boas práticas existentes» no país.

Durante a reunião foi também apresentada, pelo médico e professor universitário jubilado José Pereira Miguel (que é presidente do Conselho Geral da ESEnfC), a Estratégia Nacional para o Envelhecimento Ativo e Saudável 2017-2025, cujo grupo de trabalho interministerial proponente das medidas coordena.

Primeiro professor em Portugal com o título académico de agregado em Ciências de Enfermagem, João Apóstolo é membro do grupo de Declínio Cognitivo da EIPAHA – European Innovation Partnership on Active and Healthy Ageing) e pertence ao grupo coordenador do consórcio Ageing@Coimbra, no âmbito do qual participou na bem-sucedida candidatura (submetida à União Europeia) da região de Coimbra como Região Europeia de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável.

Atente-se que a Cáritas Diocesana de Coimbra e a AFEdemy coordenam uma das redes temáticas da Comissão Europeia para 2018, lançada em abril deste ano, a Thematic Network Smart Healthy Age Friendly Environments (TN SHAFE), que, em novembro próximo, apresentará recomendações relativas a financiamento e a medidas políticas da União Europeia com vista a melhorar o desenvolvimento tecnológico e a indústria de edifícios para ambientes inteligentes.

O que se pretende, de acordo com a coordenadora desta rede temática, Carina Dantas (diretora do Departamento de Inovação da Cáritas Diocesana de Coimbra), é realçar a importância dos principais aspetos destes ambientes amigáveis – as pessoas e os espaços – na criação de soluções digitais com qualidade e acessíveis a todos.

 

[2018-10-17]


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    17
    Online
    Webinar Enfermagem avançada em saúde materna e obstétrica: situações de médio e alto risco na gravidez, parto e pós-parto
  • MAY
    17
    Presencial & Online
    Colóquio: Liberdade intelectual e literária 50 anos depois do 25 de abril - cultura e comunidade
  • MAY
    16
    Online
    Seminário Ciência Cidadã: envolvimento do cidadão na investigação em saúde
  • MAY
    15
    Online
    XVI Encontro do Dia Internacional da Família: 30 Anos de comemorações ONU
  • APR
    30
    Online & Presencial
    20ª Edição do Concurso Regional Poliempreende