Notícias
ESEnfC evoca o Dia Mundial de Luta Contra a Sida

 

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)/Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a Prática e Investigação em Enfermagem participou, ativamente, na Semana Europeia de Rastreio do VIH e Hepatites, que decorreu de 23 a 30 novembro e que hoje, 1 de dezembro, culmina com a comemoração do Dia Mundial de Luta Contra a Sida, no ano em que se cumprem três décadas sobre esta efeméride.

 

 

Várias atividades foram realizadas na ESEnfC, desde intervenções educativas em sala de aula (apresentação e discussão de casos reais de comportamentos sexuais de risco, de estudos sobre comportamentos sexuais de jovens no ensino superior e de dados epidemiológicos – VIH, Sida e outras infeções sexualmente transmissíveis) até à sensibilização multiplataforma dirigida a toda a comunidade educativa e aos rastreios VIH com aconselhamento antes e após o teste (estes feitos em parceria com o Centro de Aconselhamento e Deteção Precoce do VIH de Coimbra).

Portugal continua a apresentar uma das mais elevadas taxas de incidência de novos casos de infeção diagnosticados, no contexto da União Europeia (12,2 casos/100.000 habitantes, valor que é mais do dobro da média da UE/AEE em 2016 (5,9 /100.000 habitantes), refere Aliete Cunha Oliveira, professora da ESEnfC responsável pelas atividades comemorativas e autora do livro "Para uma história do VIH/Sida em Portugal e dos 30 anos da epidemia (1983-2013)", editado pela Imprensa da Universidade de Coimbra.

Por outro lado, a maior taxa de novos diagnósticos (24,8 casos/100 mil habitantes) observou-se no grupo etário 25-29 anos, sendo que em 51,5% dos novos casos o diagnóstico foi tardio (INSA, 2018).

Desde 1988 que o Dia Mundial de Luta Contra a Sida é celebrado anualmente, sob os auspícios da OMS, com o objetivo de transmitir informação sobre a doença e diminuir o preconceito que a envolve.

No âmbito da missão da ESEnfC como Centro Colaborador da OMS, e do compromisso dos estados-membros da ONU para erradicação da epidemia de VIH até 2030, a Escola de Coimbra pretende sensibilizar e informar a população do concelho onde está implantada, a começar pelos estudantes que forma, para esta problemática no âmbito da prevenção.

 

[2018-12-01]


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    17
    Online
    Webinar Enfermagem avançada em saúde materna e obstétrica: situações de médio e alto risco na gravidez, parto e pós-parto
  • MAY
    17
    Presencial & Online
    Colóquio: Liberdade intelectual e literária 50 anos depois do 25 de abril - cultura e comunidade
  • MAY
    16
    Online
    Seminário Ciência Cidadã: envolvimento do cidadão na investigação em saúde
  • MAY
    15
    Online
    XVI Encontro do Dia Internacional da Família: 30 Anos de comemorações ONU
  • APR
    30
    Online & Presencial
    20ª Edição do Concurso Regional Poliempreende