Notícias
Experiências de oito instituições de ensino superior sobre pesquisa-ação participativa em saúde relatadas em livro com a coordenação de Irma Brito

 

“Pesquisa-Ação Participativa na Co-Criação de Instituições de Ensino Superior Promotoras de Saúde” é o título de uma recente obra com coordenação científica da professora da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Irma da Silva Brito, que retrata oito experiências nesta área, de outros tantos estabelecimentos, públicos e privados, dos subsistemas universitário e politécnico em Portugal.

 

Irma da Silva Brito é a coordenadora científica da obra pedagógica

 

Assinado por 14 autores (Rosa Pedroso, Ana Perdigão, Armando Silva, Irma Brito, Luis Paiva, Maria da Alegria Simões, Maria Clara Simões, Maria do Céu Margalho, Marília Neves, Rosa Maria Cristiano, Rosa Lopes, Rosa Melo, Verónica Coutinho e Vítor Parola), o artigo sobre a experiência da ESEnfC intitula-se “Inovar a praxe: integração numa escola de enfermagem promotora de saúde”.

Maria Elisabete Martins e Paulo Joaquim Pina Queirós, que prefacia a obra editada pela Palimage, são mais dois nomes da ESEnfC que escreveram algumas das cerca de 200 páginas desta publicação.

«A perceção clara de que os problemas da doença e do adoecer ficam de todo maltratados, se afunilados apenas na consideração da dimensão doença, fez valorizar a dimensão saúde, construindo visões, leituras, abordagens já não patogénicas, mas antes salutogénicas. A psicologia positiva ao inverter o polo doença para o polo saúde, abriu um campo de possibilidades, promissor, para a qualificação dos percursos vivenciais. Desloca a centralidade da prevenção, tratamento e recuperação da doença, para a promoção da saúde e para o bem-estar. Nesta perspetiva, o bem-estar, de pessoas e comunidades, é introduzido no binómio saúde-doença de forma bem oportuna. A pesquisa ação participativa, não se querendo impor como abordagem exclusiva, oferece-se como possível, para uma ação capacitante e transformadora», escreve Paulo Joaquim Pina Queirós, no prefácio do livro.

Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha de Oliveira de Azeméis, Escola Superior de Saúde da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Escola Superior de Enfermagem do Porto, ESEnfC, Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve, Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e Escola Superior de Saúde de Angra do Heroísmo (Universidade dos Açores) são as instituições portuguesas representadas nesta obra, que conta também com colaborações de especialistas de outras nacionalidades – Alemanha, Reino Unido, Brasil, Austrália e Canadá –, totalizando 47 autores.

 

Paulo Queirós, Aida Mendes, Irma Brito e Jorge Fragoso (editor da Palimage/Terra Ocre Edições) na apresentação do livro

 

O Instituto Europeu de Estudos em Prevenção (IREFREA Portugal) e a Rede Ibero-Americana de Universidades Promotoras de Saúde (RIUPS) também participam nesta obra multidisciplinar que integra docentes, técnicos superiores, funcionários de diversas categorias e estudantes.

A coordenadora científica da obra, Irma da Silva Brito, que participa em vários outros textos deste livro, é professora adjunta na ESEnfC, ligada à Unidade Científico-Pedagógica de Enfermagem de Saúde Pública, Familiar e Comunitária. Coordena a rede internacional de pesquisa-ação participativa no ensino superior denominada Peer-education Engagement and Evaluation Research (PEER), que envolve a Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E) e o IREFREA Portugal, sendo ainda membro do Comité Executivo da International Collaboration for Participatory Health Research (ICPHR).

A obra, apresentada no dia 4 de janeiro, pela Presidente da ESEnfC, Aida Cruz Mendes (durante uma sessão pública no Café Santa Cruz, em Coimbra), pode ser adquirida no sítio da Palimage na Internet.

 

[2019-01-08]


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    21
    ESEnfC
    IV Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação: da Investigação à Prática
  • FEB
    07
    Presencial: Pólo C
    Ciclo de Conferências "abreTciência" - UICISA: E 20 anos de financiamento pela FCT
  • JAN
    24
    Presencial: Pólo A
    Evento multiplicador - Referenciais de competências de comunicação em pediatria: o ensino via plataforma digital
  • DEC
    06
    Presencial (polo B)
    V Seminário Internacional: Assédio(s) no Ensino Superior - projeto (O)Usar & Ser Laço Branco
  • NOV
    27
    Online
    4º Encontro Internacional (Re)Pensar o VIH e Sida - Sigamos o caminho dos direitos!