Notícias
Portugal Centre for Evidence Based Practice: 85 pessoas já fizeram curso de revisão sistemática

 

Uma dúzia de investigadores e clínicos de instituições de ensino superior e de estabelecimentos hospitalares de Portugal e do Brasil frequentou, de 7 a 11 de janeiro de 2019, na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), o 8th Comprehensive Systematic Review Training Program (curso sobre revisão sistemática), elevando para 85 o número de pessoas que, desde 2014, já concluiu o programa de formação.

 

 

Este curso de 35 horas, que vai já na oitava edição, faz parte da atividade do Portugal Centre for Evidence Based Practice: a JBI Centre of Excellence (PCEBP), acolhido na UICISA: E, estando inserido no respetivo eixo estratégico de desenvolvimento para a síntese e implementação da ciência, que visa incrementar a prática baseada na evidência, atuando numa rede internacional de cerca de 70 centros colaboradores para promover a síntese, transferência e implementação de ciência.

«O JBI Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP) visa preparar investigadores e profissionais da saúde e educação para desenvolver, conduzir e reportar revisões sistemáticas da literatura, usando o software JBI-System for the Unified Management, Assessment and Review of Information (SUMARI)», explica o diretor adjunto do PCEBP, João Alves Apóstolo.

De a cordo com o professor da ESEnfC, «as revisões sistemáticas de elevada qualidade permitem a produção de materiais de rápido consumo para os utilizadores finais da ciência com o objetivo de diminuir a lacuna existente entre a investigação e prática clínica e, assim, prestar cuidados de saúde de elevado valor».

“Introdução aos cuidados de saúde baseados na evidência e às revisões sistemáticas”, “Revisões sistemáticas de evidência quantitativa” e “Revisões sistemáticas de evidência qualitativa e texto e opinião” são os três módulos desta formação de cinco dias, que permite, ainda, que os formandos se tornem revisores acreditados pelo Joanna Briggs Institute (JBI).

 

João Apóstolo e Rogério Rodrigues (à esquerda na foto) são dois dos formadores do PCEBP

 

Participaram no 8th Comprehensive Systematic Review Training Program investigadores e clínicos da Universidade Católica Lisboa, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, do Hospital Curry Cabral, do Instituto Português de Oncologia - Coimbra, da Universidade Federal São João del-Rey, da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, da Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho e da Universidade Federal de Goiás.

Desde 2016 que o PCEBP é um centro de excelência do JBI, pois cumpre os critérios mínimos anuais de produtividade exigidos por esta organização.

Atualmente, o PCEBP dispõe de três formadores – professores João Apóstolo, Rogério Rodrigues e Ana Filipa Cardoso –, que para poderem ministrar esta formação tiveram de completar com sucesso o curso JBI Comprehensive Systematic Review Training Program Train-the-Trainer.

Sediado na Austrália, na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Adelaide, o JBI é um centro internacional de pesquisa e desenvolvimento sem fins lucrativos, que tem a incumbência de promover e apoiar a síntese, a transferência e utilização da evidência científica, com vista à melhoria dos resultados de saúde a nível mundial.

 

[2019-01-14]


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    27
    ESEnfC > POLO A
    STTI 5th Biennial European Conference [2020]
  • MAY
    25
    ESEnfC > POLO A
    VI Congresso de Investigação Em Enfermagem Ibero-Americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa [2020]
  • MAR
    25
    ESEnfC > Polo B
    IV Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação – "A Pessoa, Função e autonomia: reabilitar nos processos de transição para e na comunidade"
  • NOV
    29
    ESEnfC > Polo B
    II Colóquio Internacional de Filosofia do Cuidar
  • NOV
    25
    ESEnfC > Polo B
    Seminário Internacional «Violência nas relações de intimidade nos adolescentes»