Notícias
Portugal Centre for Evidence Based Practice renova estatuto de excelência JBI por mais três anos

 

O Portugal Centre for Evidence Based Practice (PCEBP) do Joanna Briggs Institute (JBI), criado em 2011 pela Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), mantém para os próximos três anos o estatuto de “centro de excelência” e renova o acordo com este organismo internacional de pesquisa e desenvolvimento sem fins lucrativos sediado na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Adelaide, na Austrália.

 

 

Esta recente acreditação «traduz não só o reconhecimento do trabalho desenvolvido nos últimos três anos (2016-2018), mas também o prestígio e o estatuto que o PCEBP tem vindo a adquirir entre os pares a nível nacional e internacional». E representa, também, «um financiamento anual e o acesso gratuito a bases de dados internacionais de pesquisa», afirma o responsável do PCEBP, professor João Alves Apóstolo.

Desde 2011 como “centro afiliado” do JBI, o PCEBP da unidade de investigação acolhida na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) passou, em 2015, à condição de “centro colaborador”, detendo a partir de 2016 o estatuto de “centro de excelência” (por cumprir os critérios mínimos anuais de produtividade exigidos por esta organização) que apenas um grupo restrito entre mais de 70 centros JBI no mundo mantém.

«Para continuar a cumprir a sua missão, o PCEBP conta já com três formadores acreditados na área da síntese da ciência, permitindo reforçar a oferta formativa acreditada no Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP) – curso sobre metodologias de revisão sistemática –», através do qual, desde 2014, «já formou 85 revisores nestas metodologias», salienta João Apóstolo.

De 3 a 7 de junho de 2019, vai decorrer o 9º CSRTP, ação que contribuirá para o reforço da rede nacional para a síntese da ciência.

Além do trabalho já desenvolvido na área da síntese da ciência, o PCEBP iniciou recentemente uma forte aposta na área da implementação da ciência, sendo que, atualmente, dois membros do core staff (pessoal principal) do PCEBP se encontram a preparar a formação “JBI Evidence-based Clinical Fellowship Program Train-the-Trainer”, que terminará em maio de 2019.

Trata-se de um curso que lhes permitirá tornarem-se «formadores acreditados na área da implementação da melhor evidência» e que ajudará o PCEBP a promover «a ligação aos contextos da prática clínica, nomeadamente através da formação de profissionais de saúde, em especial enfermeiros, na área da implementação da melhor evidência», prossegue o diretor deste centro.

O JBI é uma instituição internacional líder na produção, disseminação e utilização das melhores evidências científicas para informar a tomada de decisão clínica no momento da prestação de cuidados de saúde, com vista à melhoria dos resultados de saúde a nível mundial.

 

[2019-03-28]


Eventos
Ver Todos

  • JAN
    30
    ESEnfC - Polo C
    3rd Evidence Implementation Training Program
  • NOV
    08
    Online
    I Seminário Internacional IINNCare: Inovação e Implementação em Cuidados Neonatais
  • OCT
    28
    ONLINE E PRESENCIAL
    II Colóquio Internacional de Envelhecimento, Saúde e Cidadania
  • OCT
    20
    ONLINE E PRESENCIAL
    1º Seminário Internacional da RESM-LP: As Mulheres e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Contributos da RESM-LP
  • OCT
    10
    Convento de S. Francisco - Coimbra
    X Congresso Iberoamericano de Universidades Promotoras da Saúde