Notícias
Workshop sobre metodologia de cuidado Humanitude a partir de hoje na ESEnfC

 

Começou, hoje, na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e prolonga-se por seis dias (até 27 de abril), o “II Workshop Metodologia Cuidado Humanitude: ferramenta de cuidar promotora da autonomia, autocuidado e bem-estar da pessoa cuidada e do cuidador”.

 

 

Neste ateliê, que está a ser frequentado por estudantes e professores de enfermagem, por profissionais das áreas da psicologia, do serviço social e da gerontologia, e ainda por 14 formandos provenientes do Brasil (professores e doutorandos da Universidade Federal de São Paulo), estão previstos momentos de formação teórica, teórico-prática e prática (em contexto real de cuidados), com visitas a duas das cerca de 60 instituições que em Portugal adotaram esta metodologia: a Residência Sénior Casa do Jardim, em Coimbra, e a Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração e Manutenção da Santa Casa da Misericórdia de Pedrógão Grande.

Nestas unidades, os formandos terão oportunidade de conhecer em detalhe o processo de implementação da Metodologia de Cuidado Humanitude (MCH), de observar as práticas de cuidados e de as experienciar.

Em Portugal, a MCH é utilizada de norte a sul do continente, e também nos Açores, em quase todas as tipologias de instituições que oferecem respostas sociais e de saúde: serviços de atenção domiciliar, centros de dia, centros comunitários, cuidados continuados integrados, estruturas residenciais para idosos ou portadores de deficiência em lar residencial, centros de atividades ocupacionais, creches, infantários e hospitais. E também na área do ensino de enfermagem e no serviço social.

O workshop conta com o apoio organizativo da ESEnfC/Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde para a Prática e Investigação em Enfermagem, da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem e da Via Hominis (cooperativa que atua na área da investigação, desenvolvimento e implementação de boas práticas em geriatria e cuidados geriátricos e que integra o Instituto Gineste-Marescotti Portugal).

 

O que é a Metodologia de Cuidado Humanitude?

Construída pelo professor de Educação Física Yves Gineste e pela psicogerontóloga Rosette Marescotti, a MCH privilegia intervenções não-farmacológicas no controlo e redução de comportamentos de agitação patológica, melhorando a qualidade de vida da pessoa cuidada e o bem-estar dos cuidadores.

Os dois terapeutas franceses desenvolveram uma filosofia de cuidados baseados nos “pilares da humanitude” (o olhar, a palavra, o toque e a verticalidade), capazes de promoverem a dignidade, o respeito e a liberdade da pessoa, restituindo-lhe a autoestima.

Esta metodologia proíbe intervenções em força ou não consentidas, enfatizando técnicas que favorecem o estabelecimento de uma verdadeira relação de confiança entre o cuidador e a pessoa cuidada.

 

[2019-04-22]


Eventos
Ver Todos

  • JAN
    30
    ESEnfC - Polo C
    3rd Evidence Implementation Training Program
  • NOV
    08
    Online
    I Seminário Internacional IINNCare: Inovação e Implementação em Cuidados Neonatais
  • OCT
    28
    ONLINE E PRESENCIAL
    II Colóquio Internacional de Envelhecimento, Saúde e Cidadania
  • OCT
    20
    ONLINE E PRESENCIAL
    1º Seminário Internacional da RESM-LP: As Mulheres e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Contributos da RESM-LP
  • OCT
    10
    Convento de S. Francisco - Coimbra
    X Congresso Iberoamericano de Universidades Promotoras da Saúde