Notícias
Profissionais de saúde de Portugal e do Brasil frequentam na ESEnfC formação sobre prevenção do suicídio em meio escolar

 

Cinco dezenas de profissionais de saúde, 41 portugueses (na sua maioria da região centro do país) e 12 da cidade de S. Paulo, no Brasil, estão, desde ontem, na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), a receber formação que os habilitará a implementarem, nas respetivas zonas de trabalho, o programa de prevenção do suicídio em meio escolar + Contigo.

 

 

Os formandos, sobretudo enfermeiros, psicólogos e médicos, participam num curso que tem a duração de 21 horas (termina amanhã, dia 8 de maio) e que se insere no plano global de formação de dinamizadores do + Contigo que, no presente ano letivo, incluiu formações similares em Faro, Beja, Lisboa, Bragança, Vila Real e Braga.

«O aumento da formação de dinamizadores durante este ano letivo advém da necessidade de alargar o + Contigo para o território nacional, fruto do financiamento do Programa Nacional de Saúde Mental e, mais recentemente, da reativação do Plano Nacional de Prevenção do Suicídio», afirma José Carlos Santos, professor da ESEnfC que coordena o projeto.

Ainda durante o mês de maio, está previsto um curso de dinamizadores no Funchal, em parceria com as Irmãs Hospitaleiras, a Secretaria Regional da Saúde e da Educação e o Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira, com vista ao início, no próximo ano letivo, das intervenções + Contigo neste território insular.

O + Contigo está, atualmente, a ser implementado em Ribeirão Preto, prevendo-se a sua «expansão para outras regiões do Brasil que já manifestaram o interesse em avançar com o programa», revela José Carlos Santos, que é especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica.

Da responsabilidade da ESEnfC e da Administração Regional de Saúde do Centro, o + Contigo, que foi criado no âmbito de um curso de especialidade em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria, trabalha aspetos como o estigma em saúde mental, o autoconceito e a capacidade de resolução de problemas, devidamente enquadrados na fase da adolescência.

A população-alvo deste programa/projeto é constituída por alunos do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

 

[2019-05-07]


Eventos
Ver Todos

  • MAI
    27
    ESEnfC > POLO A
    STTI 5th Biennial European Conference [2020]
  • MAI
    25
    ESEnfC > POLO A
    VI Congresso de Investigação Em Enfermagem Ibero-Americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa [2020]
  • NOV
    14
    ESEnfC > Polo B
    IV Simpósio Internacional da ANHE e II Simpósio de História de Enfermagem da ESEnfC
  • NOV
    06
    ESEnfC > Polo A
    II Congresso Mundial sobre Infância e Adolescência
  • OUT
    16
    ESEnfC > Polo A
    1º Fórum Dia Mundial da Alimentação