Notícias
ESEnfC na Rede das Instituições de Ensino Superior para a Salvaguarda da Dieta Mediterrânica

 

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) é um dos estabelecimentos que integra a recém-criada Rede das Instituições de Ensino Superior para a Salvaguarda da Dieta Mediterrânica (RIESDM), cujo protocolo de constituição foi assinado, no passado dia 10 de maio, na Universidade do Algarve (Campus de Gambelas).

 

Aida Mendes (Presidente da ESEnfC) na assinatura do protocolo. Professora Marina Montezuma será a interlocutora da ESEnfC na Rede

 

Compõem esta rede as seguintes instituições de ensino superior (IES): institutos politécnicos de Beja, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo e Viseu, universidades de Algarve, Aveiro, Coimbra, Évora, Porto e Trás-os-Montes e Alto Douro, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Escola Superior de Enfermagem do Porto e Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.

De acordo com uma nota informativa da Universidade do Algarve, «esta rede pretende potenciar o trabalho desenvolvido pelas IES no âmbito da promoção e salvaguarda da Dieta Mediterrânica (DM) e aumentar a articulação destas com as outras entidades com responsabilidade na promoção e salvaguarda da DM, contribuindo, através de uma abordagem multidisciplinar, para a salvaguarda da DM em diversas vertentes, nomeadamente ao nível da produção e valorização dos produtos, da educação para a saúde, da preservação de técnicas, festividades e paisagens ancestrais, entre outras».

 

Sobre a Dieta Mediterrânica

«A Dieta Mediterrânica é uma milenar herança cultural e civilizacional, um estilo de vida e um padrão alimentar de excelência reconhecido pela UNESCO e pela Organização Mundial de Saúde. Face à crescente padronização dos hábitos alimentares e à aculturação das nossas tradições, a DM, que ainda se mantém uma tradição viva, está em risco de perder a sua importância histórica e cultural. A pensar na sua preservação, foi apresentada, a 4 de dezembro de 2013, na 8ª Conferência Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural e Imaterial da UNESCO, em BAKU, uma candidatura transnacional da DM a Património Cultural Imaterial da Humanidade (PCIH), de onde resultou a integração de Portugal, representado pela comunidade de Tavira, na Lista Representativa do PCIH. A Dieta Mediterrânica além de promover um modelo de desenvolvimento mais harmonioso, contribui para comunidades mais saudáveis e ambientalmente mais sustentáveis», lê-se no sítio da Universidade do Algarve na Internet.

 

[2019-05-17]


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    17
    Online
    Webinar Enfermagem avançada em saúde materna e obstétrica: situações de médio e alto risco na gravidez, parto e pós-parto
  • MAY
    17
    Presencial & Online
    Colóquio: Liberdade intelectual e literária 50 anos depois do 25 de abril - cultura e comunidade
  • MAY
    16
    Online
    Seminário Ciência Cidadã: envolvimento do cidadão na investigação em saúde
  • MAY
    15
    Online
    XVI Encontro do Dia Internacional da Família: 30 Anos de comemorações ONU
  • APR
    16
    Online & Presencial
    20ª Edição do Concurso Regional Poliempreende