Notícias
Ordem dos Enfermeiros também reconhece “valor e excelência” do docente José Carlos Martins

 

Depois de a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, no Brasil, ter homenageado, a título póstumo, o professor da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), José Carlos Amado Martins, falecido em fevereiro deste ano, também a Ordem dos Enfermeiros (OE) veio, no passado dia 11 de maio, distinguir o ex-docente e investigador.

 

José Carlos Amado Martins (1965-2019)

 

Ao atribuir-lhe o Prémio Valor e Excelência 2019, também concedido ao professor coordenador principal da ESEnfC, Manuel Alves Rodrigues, a OE reconhece o «papel importante que [José Carlos Amado Martins] assumiu na docência e formação/investigação, no seio de equipas multidisciplinares e o enorme contributo na afirmação da profissão de enfermagem».

Os dois professores da ESEnfC integraram o grupo de personalidades que se distinguiram na defesa da Enfermagem às quais a OE, em 2019, prestou tributo público, ao atribuir este prémio no âmbito da I Convenção Internacional dos Enfermeiros que se realizou, nos dias 10 e 11 de maio, na cidade do Porto.

«Por mais verdadeiras e bonitas que possam ser as palavras usadas neste momento, nunca serão suficientes para representar o nosso agradecimento, orgulho e admiração pela pessoa e profissional que representa», lê-se no diploma honorífico, entregue à família do ex-professor da ESEnfC e assinado pela bastonária da OE, Ana Rita Cavaco.

Enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica e presidente da respetiva Mesa do Colégio de Especialidade da Ordem dos Enfermeiros (entre 2012 e 2015), José Carlos Amado Martins era doutorado em Ciências de Enfermagem (pelo Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto), pós-doutorado em simulação do ensino em Enfermagem (Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo, Brasil) e mestre em Bioética (pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa).

O ex-professor da ESEnfC colaborou com a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, como professor voluntário, no curso de mestrado em Cuidados Paliativos, bem como no doutorado em Bioética promovido pela FMUP e pelo Conselho Federal de Medicina do Brasil.

Vice-presidente da Comissão de Ética da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem, da ESEnfC, vogal da Comissão de Ética da Administração Regional de Saúde do Centro, ou membro da direção da Sociedade Portuguesa de Simulação Aplicada às Ciências da Saúde (2011-2017), foram outras funções por si exercidas.

José Carlos Martins assumiu, também, destaque no projeto de criação da licenciatura em Enfermagem na Universidade de Cabo Verde e no GPFAIR - Grupo de Projeto de Formação, Assessoria e Investigação em Reanimação, pertencente à ESEnfC.

Em outubro de 2018 fora distinguido com o Prémio Nacional de Bioética 2018.

 

[2019-05-21]


Eventos
Ver Todos

  • MAI
    27
    ESEnfC > POLO A
    STTI 5th Biennial European Conference [2020]
  • MAI
    25
    ESEnfC > POLO A
    VI Congresso de Investigação Em Enfermagem Ibero-Americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa [2020]
  • NOV
    29
    ESEnfC > Polo B
    II Colóquio Internacional de Filosofia do Cuidar
  • NOV
    25
    ESEnfC > Polo A
    Seminário «Violência nas relações de intimidade nos adolescentes»
  • NOV
    14
    ESEnfC > Polo B
    IV Simpósio Internacional da ANHE e II Simpósio de História de Enfermagem da ESEnfC