Notícias
Assistente convidado Vitor Parola concluiu doutoramento em Ciências de Enfermagem

 

O assistente convidado da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Vitor Sérgio de Oliveira Parola, prestou, no dia 29 de maio de 2019, provas de doutoramento em Ciências de Enfermagem, no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, tendo sido aprovado por unanimidade ao defender a tese "Cuidar em Cuidados Paliativos”.

 

 

O primeiro momento do estudo passou pelo mapeamento da evidência existente no que concerne aos elementos que contribuem para a construção do profissional de saúde em Cuidados Paliativos.

Num segundo momento, foi sintetizada a melhor evidência disponível sobre a prevalência de burnout e efeitos de trabalhar em Cuidados Paliativos no nível de burnout dos profissionais de saúde, em comparação com profissionais que trabalham noutros contextos.

Finalmente, com base nas lacunas identificadas na literatura, foi realizado um estudo qualitativo de cariz fenomenológico com vista à compreensão das vivências dos enfermeiros que prestam cuidados numa unidade de cuidados paliativos portuguesa.

Segundo Vitor Parola, os estudos realizados evidenciam a necessidade de em futuras investigações se abordar a prevenção da "exaustão emocional", da "despersonalização" e obtenção de uma maior "realização pessoal/profissional". Evidenciam ainda uma prevalência de 17,3% de burnout em profissionais que prestam cuidados em cuidados paliativos e que os níveis de burnout são inferiores em profissionais que cuidam em cuidados paliativos em comparação com profissionais que cuidam em outros contextos.

Cuidar em cuidados paliativos favorece a vivência de uma experiência centrada na relação com o doente e com a família, mas também na relação com o próprio, abrindo espaço para o desenvolvimento pessoal. Tratando-se de uma experiência desgastante pela tentativa frustrada de distanciamento e pelo sentimento de impotência face ao sofrimento do outro. Contudo, predomina a vivência de uma experiência enriquecedora, mediada pelo reconhecimento e pelo sentimento de utilidade. Entre a equipa, existe uma relação de partilha que representa o pilar de toda a vivência.

Em síntese, Vitor Parola refere que os dados obtidos são determinantes para o desenvolvimento futuro de uma intervenção que vise diminuir a "exaustão emocional" e a "despersonalização", e aumentar a "realização pessoal/profissional de enfermeiros que exercem em unidades de cuidados paliativos.

A tese de doutoramento foi orientada pelo professor doutor João Apóstolo, investigador da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E) e professor da ESEnfC, e pela professora doutora Olga Fernandes, professora da Escola Superior de Enfermagem do Porto.

 

[2019-06-03]

 


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    27
    ESEnfC > POLO A
    STTI 5th Biennial European Conference [2020]
  • MAY
    25
    ESEnfC > POLO A
    VI Congresso de Investigação Em Enfermagem Ibero-Americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa [2020]
  • MAR
    25
    ESEnfC > Polo B
    IV Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação – "A Pessoa, Função e Autonomia – Reabilitar nos processos de transição para e na comunidade"
  • NOV
    29
    ESEnfC > Polo B
    II Colóquio Internacional de Filosofia do Cuidar
  • NOV
    25
    ESEnfC > Polo B
    Seminário Internacional «Violência nas relações de intimidade nos adolescentes»