Notícias
Inovação no tratamento de feridas vence 16º Poliempreende na ESEnfC

 

As estudantes Ana Luísa Quaresma Amaral, Daniela Catarino Cravo e Maria João de Azinheira Reguenga são as promotoras do projeto vencedor da fase regional do 16º Concurso Poliempreende, realizada no dia 11 de junho, na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), e que consiste numa ideia de negócio na área da saúde que visa a criação de uma solução tecnológica capaz de tratar, de modo mais prático e eficiente, as feridas cavitárias.

 

Oito ideias de negócio foram apresentadas a um júri por cerca de 30 estudantes e docentes da ESEnfC

 

Intitulado “CaviClean”, este projeto inovador, que contou com a colaboração, enquanto tutor, do professor da ESEnfC, José Hermínio Gomes, vem oferecer uma resposta no tratamento a feridas cavitárias que até aqui não existia no mercado.

Em setembro, o projeto “CaviClean” vai concorrer com os principais projetos de vocação empresarial de cada um dos institutos politécnicos do país, que se vão defrontar na final do Poliempreende (etapa nacional), a decorrer em Tomar.

Oito projetos de ideias de negócio, envolvendo cerca de três dezenas de estudantes e docentes da ESEnfC, foram apreciados por um júri constituído por Rogério Clemente Rodrigues (Presidente do Conselho Pedagógico da ESEnfC), Lourdes Carvalho Simões (Banco Santander), Nuno Barbosa (Vygon - Portugal) e Patrícia Marques (JP Cruz).

Em 2019, os prémios atribuídos aos três primeiros classificados (“CaviClean”, “MOVER” e “AgBAC™”) nesta fase regional do 16º Poliempreende (respetivamente, nos valores de 2000, 1500 e 1000 euros), são integralmente patrocinados pela ESEnfC.

O projeto “MOVER”, classificado na 2ª posição, visa lançar uma aplicação móvel que tem por objetivo assistir e incentivar a recuperação da mulher submetida a cirurgia da mama por doença oncológica.

Já o terceiro classificado – projeto “AgBAC™” – consiste num marcador dermográfico com uma recarga de tinta que tem por finalidade localizar o local exato de administração subcutânea de insulina em doentes portadores de diabetes mellitus insulinodependentes.

Aos restantes cinco projetos submetidos a concurso na ESEnfC foram atribuídas menções honrosas.

O Poliempreende é um concurso que engloba a comunidade escolar das instituições de ensino superior politécnico portuguesas, incluindo escolas superiores não integradas (Enfermagem de Coimbra, Hotelaria e Turismo do Estoril e Escola Náutica Infante D. Henrique) e escolas politécnicas das universidades, que tem por objetivos fomentar a promoção do espírito empreendedor e o desenvolvimento de competências que contribuam para o enriquecimento pessoal e profissional.

A 16ª edição do Concurso Regional Poliempreende na ESEnfC é coordenada pelo professor José Hermínio Gomes.

 

[2019-07-17]


Eventos
Ver Todos

  • JAN
    30
    ESEnfC - Polo C
    3rd Evidence Implementation Training Program
  • NOV
    08
    Online
    I Seminário Internacional IINNCare: Inovação e Implementação em Cuidados Neonatais
  • OCT
    28
    ONLINE E PRESENCIAL
    II Colóquio Internacional de Envelhecimento, Saúde e Cidadania
  • OCT
    20
    ONLINE E PRESENCIAL
    1º Seminário Internacional da RESM-LP: As Mulheres e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - Contributos da RESM-LP
  • OCT
    10
    Convento de S. Francisco - Coimbra
    X Congresso Iberoamericano de Universidades Promotoras da Saúde