Notícias
Quase 90% dos idosos em estruturas residenciais no distrito de Coimbra sofreram quedas

 

Um estudo qualitativo coordenado pelo professor da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Alberto Barata, que incidiu junto de 168 cidadãos com idade avançada de 13 estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI) no distrito de Coimbra, veio revelar que 87,5% desses seniores sofreram quedas no período de um ano, sendo que grande parte deles caiu duas vezes.

 

 

Segundo este estudo, desenvolvido no último ano letivo (2018-2019), em instituições onde estudantes da ESEnfC têm ensinos clínicos, as principais consequências para esta população idosa (faixa etária compreendida entre os 65 e os 100 anos de idade) resultantes das quedas consistiram em fraturas (em 20,2% da amostra), feridas (11%) e traumatismos cranianos (3,3%).

Os resultados do estudo “Avaliação do risco de quedas em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) no concelho de Coimbra” foram apresentados durante o 9º Colóquio Envelhecimento, Saúde e Cidadania, organizado no dia 25 de outubro pela ESEnfC.

O professor Alberto Barata recomenda que sejam adotados programas de prevenção de quedas, que incidam simultaneamente em aspetos organizativos, cognitivos e de funcionalidade, que ajudem, por um lado, a diminuir o número de quedas e, por outro, a minimizar o seu impacto na saúde e mobilidade dos mais velhos.

 

[2019-10-28]


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    21
    ESEnfC
    IV Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação: da Investigação à Prática
  • NOV
    21
    Presencial: Pólo A
    Encontro Internacional de Peritos em Nutrição e Saúde Mental em Contexto Escolar
  • NOV
    12
    Presencial (polo B)
    Seminário Enfermagem de Reabilitação
  • OCT
    25
    Presencial: Pólo C
    Ciclo de Conferências "abreTciência" - UICISA: E 20 anos de financiamento pela FCT
  • OCT
    23
    Online & Presencial (polo A)
    II Seminário Internacional da RESM-LP: Evolução das políticas e práticas dos enfermeiros/as obstetras e parteiras nos sistemas de saúde de países de língua portuguesa