Notícias
Quase 90% dos idosos em estruturas residenciais no distrito de Coimbra sofreram quedas

 

Um estudo qualitativo coordenado pelo professor da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Alberto Barata, que incidiu junto de 168 cidadãos com idade avançada de 13 estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI) no distrito de Coimbra, veio revelar que 87,5% desses seniores sofreram quedas no período de um ano, sendo que grande parte deles caiu duas vezes.

 

 

Segundo este estudo, desenvolvido no último ano letivo (2018-2019), em instituições onde estudantes da ESEnfC têm ensinos clínicos, as principais consequências para esta população idosa (faixa etária compreendida entre os 65 e os 100 anos de idade) resultantes das quedas consistiram em fraturas (em 20,2% da amostra), feridas (11%) e traumatismos cranianos (3,3%).

Os resultados do estudo “Avaliação do risco de quedas em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) no concelho de Coimbra” foram apresentados durante o 9º Colóquio Envelhecimento, Saúde e Cidadania, organizado no dia 25 de outubro pela ESEnfC.

O professor Alberto Barata recomenda que sejam adotados programas de prevenção de quedas, que incidam simultaneamente em aspetos organizativos, cognitivos e de funcionalidade, que ajudem, por um lado, a diminuir o número de quedas e, por outro, a minimizar o seu impacto na saúde e mobilidade dos mais velhos.

 

[2019-10-28]


Eventos
Ver Todos

  • DEC
    11
    Online & Presencial
    V Encontro Anual 2023 do Grupo de Língua Portuguesa da Sociedade Marcé
  • NOV
    29
    Online & Presencial
    Seminário Integridade académica e científica
  • NOV
    17
    Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
    II Seminário Internacional IINNCare: Technological Innovation and Human Care
  • OCT
    04
    Online
    Supporting Asian Nurses, Nurse Educators, and Nursing Students in Healthcare-Associated Infections Prevention and Control
  • SEP
    28
    Évora - Palácio D. Manuel
    Congresso: A Multidisciplinaridade à Mesa