Notícias
Membro do Conselho Geral da ESEnfC, Catarina Resende de Oliveira, vencedora de Prémio Personalidade do Ano

 

A professora catedrática jubilada da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) e personalidade externa de reconhecido mérito do Conselho Geral da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Catarina Resende de Oliveira, foi galardoada com o Prémio Personalidade do Ano na 8.ª edição dos Prémios Saúde Sustentável, iniciativa conjunta da Sanofi e do Jornal de Negócios que visa distinguir o que de melhor se faz na área da saúde em Portugal e que conta com o alto patrocínio do Presidente da República.

 

 

A médica Catarina Resende de Oliveira, figura de referência nacional na pesquisa sobre doenças neurodegenerativas, recebeu o galardão, no dia 21 de novembro, das mãos da secretária de Estado adjunta e da Saúde, Jamila Madeira.

Na base desta distinção está o facto de a investigadora ser considerada «um exemplo notável da excelência da produção e investigação científica nacional, colocada ao serviço da saúde e do bem-estar dos portugueses», assim como «uma inspiração para o país e, principalmente, para as novas gerações».

Em declarações à CMTV, Catarina Resende de Oliveira disse que o prémio «constitui um incentivo» para que investigadores e profissionais ligados à área da saúde continuem, «todos os dias, a acordar com a mesma energia e vontade de fazer o melhor».

Na edição deste ano dos Prémios Saúde Sustentável foram, também, distinguidas cinco instituições, de um conjunto de mais de 100 candidaturas apresentadas, nas categorias de Cuidados Continuados, Cuidados Primários, Cuidados Hospitalares, Projetos Especiais Integrados e Prevenção e Promoção da Saúde.

Regente da disciplina de Bioquímica na FMUC desde 1988, Catarina Resende de Oliveira foi presidente do Centro de Neurociências e Biologia Celular (2003-2014) e é responsável pela direção da Unidade de Inovação e Desenvolvimento do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

Entre outras distinções e títulos, a professora de Coimbra alcançou o prémio "Estímulo à Excelência" (que lhe foi atribuído em 2006 pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia), o Prémio “Nunes Correa Verdades de Faria” na área do envelhecimento (2008, pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa), a Ordem da Instrução Pública – Grande Oficial (em 2015, pelo então Presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva), a Medalha de Ouro da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e a Medalha de Serviços Distintos grau «ouro» do Ministério da Saúde (ambas atribuídas em 2016).

 

[2019-11-28]


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    27
    ESEnfC > Polo B
    STTI 5th Biennial European Conference [2020]
  • MAY
    25
    ESEnfC > POLO A
    VI Congresso de Investigação Em Enfermagem Ibero-Americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa [2020]
  • MAY
    19
    ESEnfC > Polo A
    III Workshop Internacional Metodologia de Cuidado Humanitude
  • MAR
    25
    ESEnfC > Polo B
    IV Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação – "A Pessoa, Função e autonomia: reabilitar nos processos de transição para e na comunidade"
  • MAR
    20
    ESEnfC > Polo A
    2nd ICOHN - Enfermagem do Trabalho: prevenção de lesões musculoesqueléticas