Notícias
Referenciais SIGQ: 58 participantes em sessão de trabalho promovida pelo CQA

 

Quase seis dezenas de profissionais de instituições de ensino superior portuguesas participaram, no dia 11 de novembro, na sessão de trabalho “Referenciais SIGQ” (referenciais para os sistemas internos de garantia da qualidade), organizada a partir de uma colaboração entre a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC)/Conselho para a Qualidade e Avaliação (CQA) e o Instituto Politécnico de Coimbra (IPC).

 

Joana Costa, Manuela Frederico, Luís Castro e Marta Pile apresentaram os referenciais

 

Na sequência do congresso internacional que vem sendo realizado na ESEnfC sob o tema central “Os Desafios impostos pelos Sistemas Internos da Garantia da Qualidade às Instituições de Ensino Superior (IES)”, que no último ano foi feito em parceria com o IPC e com a Universidade de Coimbra (UC), nesta sessão de trabalho, no auditório da Escola Superior Agrária do IPC, foram debatidos «os referenciais revestidos de maior dificuldade para demonstração de evidência no SIGQ das IES dos participantes no evento», indicados previamente por estes. E que foram: Adoção de política para a garantia da qualidade e prossecução de objetivos de qualidade (referencial 1), Investigação e desenvolvimento (referencial 6) e Colaboração interinstitucional e com a comunidade (referencial 7).

Os referenciais em análise foram apresentados por Luís Castro (Universidade de Aveiro), Marta Pile (Instituto Superior Técnico) e Manuela Frederico (ESEnfC), tendo a sessão sido moderada por Joana Costa (Universidade Católica do Porto).

Além destas instituições, estiveram ainda representadas, num total de 58 participantes, as seguintes: ISPA (Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida), Instituto Politécnico de Tomar, Escola Universitária Vasco da Gama, Instituto Politécnico de Portalegre, Universidade do Algarve, Instituto Politécnico de Leiria, Universidade Autónoma-Lisboa, Escola Superior de Saúde de Santarém, Escola Superior de Saúde S. Francisco das Misericórdias, Instituto Politécnico de Santarém, Faculdade de Economia da UC, CESPU (Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário), Escola Superior de Enfermagem S. José de Cluny (Madeira) e Universidad de Castilla-La Mancha - Campus Toledo (Espanha).

 

[2019-11-18]


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    27
    ESEnfC > Polo B
    STTI 5th Biennial European Conference [2020]
  • MAY
    25
    ESEnfC > POLO A
    VI Congresso de Investigação Em Enfermagem Ibero-Americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa [2020]
  • MAY
    19
    ESEnfC > Polo A
    III Workshop Internacional Metodologia de Cuidado Humanitude
  • MAR
    25
    ESEnfC > Polo B
    IV Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação – "A Pessoa, Função e autonomia: reabilitar nos processos de transição para e na comunidade"
  • MAR
    20
    ESEnfC > Polo A
    2nd ICOHN - Enfermagem do Trabalho: prevenção de lesões musculoesqueléticas