Notícias
Conheça os novos representantes dos estudantes no Conselho Geral da ESEnfC

 

Bárbara da Silva Lourosa, Gonçalo Emanuel Canelas Marceneiro e Vera Cristina Moreira Simões são os novos representantes dos estudantes no Conselho Geral da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), que tomaram posse no dia 9 de janeiro, na sequência de sufrágio realizado cerca de um mês antes, no qual participaram 148 votantes de um universo de 1712 eleitores.

 

Os recém-empossados com os presidentes da ESEnfC e do Conselho Geral, Aida Cruz Mendes e José Pereira Miguel

 

Natural de Esmoriz (distrito de Aveiro), onde reside, Bárbara Lourosa, a frequentar o 3º ano do curso de licenciatura em Enfermagem (CLE), afirma que «o Conselho Geral representa uma prestigiosa oportunidade» para o desenvolvimento da «identidade pessoal e profissional» que a estudante está a construir, bem como o seu «sentido de responsabilidade e competências, crescendo e aprendendo com as dinâmicas desenvolvidas entre os restantes membros».

A também secretária da direção da Associação de Estudantes (AE) da ESEnfC, que já participou no projeto "Peregrino" (iniciativa da Escola para apoio aos caminhantes em romaria para Fátima), considera «extremamente importante a presença de uma "voz" dos estudantes num órgão da escola como o Conselho Geral».

Gonçalo Marceneiro, igualmente aluno do 3º ano do CLE e residente em Coimbra, é vice-presidente da AE ESEnfC.

Diz-nos que o que o motivou na candidatura ao Conselho Geral «foi promover a ligação» deste órgão de governo da ESEnfC «aos estudantes, dando resposta às necessidades e aos direitos» dos discentes, assim como «defender o aumento de serviços prestados» aos colegas, «particularmente no domínio da ação social», e «o ensino público e de qualidade».

Estudante do 2º ano do CLE, Vera Simões quer, com a sua participação no Conselho Geral da Escola, «poder manifestar os interesses dos estudantes, dando assim» um «contributo para um percurso escolar mais agradável para todos» os colegas.

A jovem residente em Cantanhede, que também pertence à AE da ESEnfC (núcleo de Formação e Cultura), revela, ainda, «interesse em perceber como funciona este tipo de dinâmicas [de um órgão como o Conselho Geral]», no sentido de a levar «a um maior crescimento enquanto pessoa e estudante de Enfermagem».

O Conselho Geral é da ESEnfC composto por 25 membros (14 representantes dos professores e ou investigadores, 3 representantes dos estudantes, 1 representante do pessoal não docente e 7 personalidades externas de reconhecido mérito não pertencentes à instituição, com conhecimentos e experiência relevante para a Escola). É a este órgão que compete eleger o Presidente da Escola e, sob seu impulso, aprovar as linhas gerais de orientação da instituição no plano científico, pedagógico, financeiro e patrimonial.

Sob proposta do Presidente da Escola, compete ao Conselho Geral, por exemplo, a aprovação da proposta de orçamento e das contas anuais consolidadas, a fixação das propinas devidas pelos estudantes, ou a aprovação do plano de ação para o quadriénio do mandato do Presidente da ESEnfC.

 

[2020-01-24]


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    17
    Online
    Webinar Enfermagem avançada em saúde materna e obstétrica: situações de médio e alto risco na gravidez, parto e pós-parto
  • MAY
    17
    Presencial & Online
    Colóquio: Liberdade intelectual e literária 50 anos depois do 25 de abril - cultura e comunidade
  • MAY
    16
    Online
    Seminário Ciência Cidadã: envolvimento do cidadão na investigação em saúde
  • MAY
    15
    Online
    XVI Encontro do Dia Internacional da Família: 30 Anos de comemorações ONU
  • APR
    30
    Online & Presencial
    20ª Edição do Concurso Regional Poliempreende