Notícias
COVID-19: Estudantes da ESEnfC ainda em mobilidade no estrangeiro estão bem, assim como os já regressados

 

Está já em casa a quase totalidade dos mais de 50 estudantes da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) que, desde o início do ano letivo, se encontrava em mobilidade noutros países, ao abrigo do programa Erasmus +, mantendo-se ainda sete nas universidades de acolhimento.

 

 FOTO: Pixabay

 

Dois continuam na Bélgica e quatro na Dinamarca, onde vão cumprir o plano de atividades calendarizado até abril, por lhes garantirem condições de segurança no contexto da pandemia de Covid-19.

Uma estudante do 3º ano da licenciatura encontra-se, ainda, no México (em Durango), revela o coordenador do Gabinete de Relações Nacionais e Internacionais (GRNI) da ESEnfC, Fernando Amaral, que elogia o apoio prestado à aluna pelo Gabinete de Emergência Consular do Ministério dos Negócios Estrangeiros português, bem como pelos serviços da Secretaria de Estado do Ensino Superior e da Agência Nacional Erasmus.

«Todos os estudantes estão bem», tranquiliza o coordenador do GRNI, Fernando Amaral, referindo que «os que já regressaram» se encontram «em suas casas», a cumprir um período de distanciamento social, e que todos, sem exceção, são «diariamente contactados».

Quanto aos estudantes incoming (alunos de Enfermagem de outros países em mobilidade na ESEnfC), a grande maioria regressou aos países de origem, estando ainda perto de uma dezena (sobretudo de Espanha e, em menor número, de Itália) em Coimbra, alguns dos quais instalados na residência da instituição e todos devidamente monitorizados e em comunicação com a Escola.

Entretanto, há uma semana, regressaram também a Coimbra os últimos elementos do pessoal da ESEnfC em missão no estrangeiro – um não docente do GRNI e um professor –, que estavam no Brasil, no âmbito do Salão do Estudante, feira de intercâmbio onde universidades, faculdades e escolas superiores de todo o mundo se dão a conhecer e contactam com potenciais candidatos aos cursos que oferecem. Encontram-se bem e, por motivo de maior segurança, a cumprir um período de isolamento social voluntário.

 

[2020-03-24]

ESEnfC | Notícias


Eventos
Ver Todos

  • JUL
    19
    Online
    12th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)
  • JUN
    08
    Online
    1ª Bienal de Investigação em Enfermagem
  • MAY
    28
    Online
    III Workshop Internacional Metodologia de Cuidado Humanitude
  • MAY
    20
    Virtual Webinar
    Moving Pediatric Palliative Care Forward - What Can Nurses Do?
  • MAY
    10
    Online
    13º Fórum Internacional de Empreendedorismo: Empreender em tempo de pandemia