Notícias
ESEnfC inicia formação (para profissionais de saúde) em orientação sexual e identidade de género

 

Começa já na próxima quarta-feira (dia 2 de dezembro) e prolonga-se até 14 de janeiro a primeira edição de um curso de "Formação em Orientação Sexual e Identidade de Género" que a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) vai organizar e que se dirige a profissionais do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Baixo Mondego (região centro).

 

 

O curso, de inscrição gratuita (beneficia de financiamento do Fundo Social Europeu), destina-se a enfermeiros, médicos, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais de saúde, a exercerem funções naquele ACES, cuja área de influência corresponde aos concelhos de Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho, Mortágua, Penacova e Soure.

“Direitos das pessoas LGBT: leis e instituições”, “Especificidades da discriminação contra pessoas LGBT”, “Crimes de ódio e violência doméstica”, “Epidemiologia das infeções sexualmente transmissíveis em pessoas LGBT”, “Estratégias para a promoção da saúde” e “Rede de recursos LGBT existentes” são temas deste programa formativo, que resulta da colaboração de especialistas da ESEnfC, do Centro de Direito Biomédico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Abordar a estigmatização e descriminação das pessoas LGBT na sociedade e nos contextos de prestação de cuidados de saúde, consciencializar para um conhecimento crítico sobre as especificidades relativas ao acesso aos cuidados de saúde por esta população e apresentar o enquadramento jurídico (nacional e internacional) das questões desta área e do conceito de crime de ódio e de violência doméstica, são alguns objetivos da formação multidisciplinar.

O curso corresponde a 18 horas de formação por videoconferência, distribuídas por sete sessões, às quartas e/ou quintas-feiras, no período da tarde.

São formadores deste curso, Aliete Cunha-Oliveira, Ana Paula Camarneiro, Andreia Costa Andrade, Beatriz Xavier, Pedro Urbano e Rosário Pinheiro.

Duas outras edições do curso decorrerão integralmente no próximo ano civil, a 2ª de 24 de fevereiro a 17 de março e a 3ª de 14 de abril a 5 de maio.

A formação é apoiada pelo Portugal 2020 (acordo de parceria entre o Estado português e a Comissão Europeia), com financiamento do Fundo Social Europeu, na sequência de candidatura ao Programa Operacional Inclusão Social e Emprego.

 

[2020-11-26]

 


Eventos
Ver Todos

  • MAR
    22
    Online & Presencial
    ICOHN 2023: Worker's Health in the Digital Age
  • MAR
    14
    Presencial
    MULTIPLIER EVENT "Sharing the best practices in MulticulturalCare Nursing Education for a Global World"
  • FEB
    27
    ESEnfC > Polo C
    15th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)
  • FEB
    16
    III Encontro Nacional da Rede de Voluntariado no Ensino Superior: A construir um país mais solidário
  • JAN
    30
    ESEnfC - Polo C
    3rd Evidence Implementation Training Program