Notícias
Centro Português para a Prática Baseada na Evidência há dez anos a fazer síntese da ciência

 

O Centro Português para a Prática Baseada na Evidência (PCEBP- Portugal Centre For Evidence Based Practice) do Joanna Briggs Institute (JBI), criado pela Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), comemora, em 2021, 10 anos de existência, metade dos quais com o estatuto de “centro de excelência” que mantém até hoje.

 

 

Sendo o único centro JBI em Portugal, o PCEBP, enquanto recurso do eixo estratégico de desenvolvimento da UICISA: E para a síntese e a implementação da ciência, «lidera uma rede nacional de investigadores em ciências da saúde, particularmente da área de enfermagem, interessados em promover a prática baseada em evidência (PBE) através de atividades, tais como realização de revisões sistemáticas e implementação de boas práticas», refere a equipa principal do centro português.

Desde março de 2011 como “centro afiliado” do JBI, o PCEBP da unidade de investigação acolhida na Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) passou, em 2015, à condição de “centro colaborador”, detendo a partir de 2016 o estatuto de “centro de excelência” (por cumprir os critérios mínimos anuais de produtividade exigidos por esta organização) que apenas um grupo restrito entre mais de 70 centros JBI no mundo mantém.

«Esta acreditação traduz o reconhecimento do trabalho desenvolvido bem como o prestígio e o estatuto que o PCEBP adquiriu entre os pares a nível nacional e internacional. Para além disso, a condição de centro de excelência representa um financiamento anual e o acesso gratuito a bases de dados internacionais de pesquisa», salienta a organização sediada na UICISA: E, em Coimbra, sob liderança do professor João Alves Apóstolo.

Para «este sucesso» contribuiu a «forte aposta na formação em síntese e implementação da evidência, de profissionais de saúde e docentes das mais diversas áreas das ciências da saúde», prossegue a direção do PCEBP, que constituiu uma equipa de três formadores acreditados pelo JBI na área da síntese da evidência, prossegue a equipa principal do centro.

Desde 2014, realizaram-se 11 Comprehensive Systematic Review Training Program com um total de 136 participantes – o 12º está agendado para a semana de 19 a 23 de julho.

Mais tarde, em 2019, o PCEBP formou dois membros do staff na área da implementação –prevendo-se, ainda este ano de 2021, um reforço das equipas de formadores – e iniciou, em 2020, o primeiro curso JBI Evidence Implementation Train Program organizado em Portugal.

Nos dias 8 e 9 de junho de 2021, a UICISA: E realiza a 1ª Bienal de Investigação em Enfermagem, que inclui o II Simpósio Internacional de Cuidados de Saúde Baseados na Evidência.

Sediado na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Adelaide, na Austrália, o JBI, do qual o PCEBP é “centro de excelência”, é um organismo internacional de pesquisa e desenvolvimento sem fins lucrativos, líder na produção, disseminação e utilização das melhores evidências científicas para informar a tomada de decisão clínica no momento da prestação de cuidados de saúde, com vista à melhoria dos resultados de saúde a nível mundial.

 

[2021-04-23]


Eventos
Ver Todos

  • MAR
    22
    Online & Presencial
    ICOHN 2023: Worker's Health in the Digital Age
  • MAR
    14
    Presencial
    MULTIPLIER EVENT "Sharing the best practices in MulticulturalCare Nursing Education for a Global World"
  • FEB
    27
    ESEnfC > Polo C
    15th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)
  • FEB
    16
    III Encontro Nacional da Rede de Voluntariado no Ensino Superior: A construir um país mais solidário
  • JAN
    30
    ESEnfC - Polo C
    3rd Evidence Implementation Training Program