Notícias
Há 140 anos, por si, pela saúde, por todos!

 

Serão oito meses com atividades dedicadas a recordar 140 anos de formação em enfermagem, que remontam a outubro de 1881, ano da criação da "Escola dos Enfermeiros de Coimbra", fundada pelo médico e então administrador dos hospitais universitários da cidade, Augusto da Costa Simões, e que acabaria por ser a precursora da maior e mais antiga instituição de ensino no país nesta área do saber.

 

 Presidente da ESEnfC, Aida Cruz Mendes, apresentou programa comemorativo no Dia da Escola (17 de março)

 

“Há 140 anos, por si, pela saúde, por todos!” é, pois, o mote destas comemorações da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), já iniciadas em março, com o assinalar do Dia da Escola (17 desse mês – data que marca a publicação, em 2006, dos estatutos que consagraram a fusão das escolas superiores de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca e de Bissaya Barreto na atual ESEnfC), e que se prolongam até 17 de outubro, dia que soleniza a primeira lição proferida na "Escola dos Enfermeiros de Coimbra", por Ignácio Rodrigues da Costa Duarte, justamente em 1881.

Depois de já realizadas algumas iniciativas – em abril, a ESEnfC celebrou o Dia Mundial da Saúde com o lançamento do livro Educação e Trabalho Interprofissional em Saúde, aderiu à campanha mundial NursesTogether e, numa organização da Associação de Estudantes, patrocinou a ação “(H)à conversa sobre...” (com seis convidados que falaram sobre “Inovação, Empreendedorismo, Tecnologias”; “Burnout e Saúde Mental”; “Hábitos Alimentares dos Estudantes Universitários”; e “Vacinação e Movimentos Antivacina”) –, segue-se, agora, o mês de maio com um conjunto de iniciativas sob o tema “A Escola no Mundo”.

De 3 a 7 de maio, serão apresentadas experiências de estudo e de trabalho transfronteiriças, bem como de cooperação internacional, através de uma mostra de vídeos feitos por membros da comunidade educativa e de uma exposição fotográfica, alusivas à importância da mobilidade para a construção de saberes e de uma identidade cultural europeia.

Já no dia 12, Dia Internacional do Enfermeiro, haverá um webinar subordinado ao tema “Enfermagem… A construir o seu próprio futuro”, com os enfermeiros Joana Sá (Comité Internacional da Cruz Vermelha) e Hugo Raimundo (Hospital da Luz Coimbra).

O mês de junho é dedicado ao ambiente e à divulgação de ações da ESEnfC (“Uma Escola Sustentável”) para a saúde global e para o equilíbrio do meio onde está implantada.

Por sua vez, julho é o mês da “Escola para a Cidadania”, com uma mostra de atividades da comunidade educativa no campo do voluntariado e da participação na vida pública e política da região.

Finalmente, os meses de setembro e outubro serão dedicados ao tema “Escola para o século XXI”.

 

[2021-04-20]


Eventos
Ver Todos

  • MAR
    22
    Online & Presencial
    ICOHN 2023: Worker's Health in the Digital Age
  • MAR
    14
    Presencial
    MULTIPLIER EVENT "Sharing the best practices in MulticulturalCare Nursing Education for a Global World"
  • FEB
    27
    ESEnfC > Polo C
    15th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)
  • FEB
    16
    III Encontro Nacional da Rede de Voluntariado no Ensino Superior: A construir um país mais solidário
  • JAN
    30
    ESEnfC - Polo C
    3rd Evidence Implementation Training Program