Notícias
Estudantes da ESEnfC ajudaram dezenas de pessoas sem-abrigo a melhorar a saúde oral

 

Três estudantes do 3º ano de licenciatura da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) conceberam um microprojeto de empreendedorismo cívico, no âmbito do qual mais de uma centena de pessoas em situação de sem-abrigo beneficiou de atividades promotoras da saúde oral.

 

 O trio da ESEnfC com os certificados de participação no movimento Transforma Portugal (com o projeto “Espalhar Sorrisos”)


Intitulado “Espalhar Sorrisos”, o projeto, iniciado em maio de 2021 (e que se prolongou durante o primeiro trimestre de 2022), foi financiado no contexto da ação "Estudantes Solidários e em Ação em tempo de Covid", desenvolvida pelo movimento Transforma Portugal, que lhe valeu um donativo de 390 euros.

As estudantes Ana Beatriz Vitor, Inês Filipa Campos e Mariana Filipa Bastos, com o apoio de mais alguns voluntários (a professora da ESEnfC, Marina Montezuma, uma enfermeira, uma bibliotecária, uma higienista oral, uma dermatologista, uma psicóloga, mais alguns estudantes e quatro técnicas de serviço social), realizaram várias intervenções educativas sobre saúde oral, higiene corporal e cuidados alimentares, tendo havido oportunidade para tratar temáticas como a diabetes e a saúde íntima da mulher.

Paralelamente, foram feitas duas recolhas de bens alimentares, entregues à Cozinha Solidária (Associação Integrar), uma intervenção na área da saúde oral e alimentação saudável, dirigida a crianças entre os 5 e 12 anos de idade, bem como ofertas de kits de saúde oral (escovas de dentes/pasta e elixir), de saúde corporal e de saúde íntima feminina, máscaras e gel desinfetante para as mãos.

«Este projeto foi desafiante, pois tivemos de lidar com uma população muito específica, que apresenta uma grande vulnerabilidade, algo com o qual nunca nos tínhamos deparado antes», afirmam as estudantes da ESEnfC.

Ana Beatriz Vitor, Inês Filipa Campos e Mariana Filipa Bastos consideram que «foi muito importante» desenvolverem competências que lhes «serão úteis no futuro, como capacidades pessoais, sociais e clínicas, assim como o sentido de responsabilidade, cidadania e solidariedade».

«Com as nossas atividades, conseguimos abranger muitas pessoas e acreditamos que as nossas intervenções promoveram (e se tudo correr bem, continuarão a promover) uma maior literacia em saúde e felicidade nas pessoas em situação de sem-abrigo», salienta o trio de alunas de licenciatura da ESEnfC.

As futuras enfermeiras relatam que, «às vezes, uma simples troca de olhares, um sorriso, uma pequena conversa, fazia o dia destas pessoas que, na maior parte dos casos, vivia sozinha», o que as deixava «com um sentimento ainda maior de concretização e felicidade».

O projeto “Espalhar Sorrisos” foi um dos cinco finalistas do Concurso de Voluntariado R-VES (Rede de Voluntariado no Ensino Superior).

 

[2022-03-25]


Eventos
Ver Todos

  • MAR
    22
    Online & Presencial
    ICOHN 2023: Worker's Health in the Digital Age
  • MAR
    14
    Presencial
    MULTIPLIER EVENT "Sharing the best practices in MulticulturalCare Nursing Education for a Global World"
  • FEB
    27
    ESEnfC > Polo C
    15th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)
  • FEB
    16
    III Encontro Nacional da Rede de Voluntariado no Ensino Superior: A construir um país mais solidário
  • JAN
    30
    ESEnfC - Polo C
    3rd Evidence Implementation Training Program