Notícias
Estudantes da ESEnfC ajudaram dezenas de pessoas sem-abrigo a melhorar a saúde oral

 

Três estudantes do 3º ano de licenciatura da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) conceberam um microprojeto de empreendedorismo cívico, no âmbito do qual mais de uma centena de pessoas em situação de sem-abrigo beneficiou de atividades promotoras da saúde oral.

 

 O trio da ESEnfC com os certificados de participação no movimento Transforma Portugal (com o projeto “Espalhar Sorrisos”)


Intitulado “Espalhar Sorrisos”, o projeto, iniciado em maio de 2021 (e que se prolongou durante o primeiro trimestre de 2022), foi financiado no contexto da ação "Estudantes Solidários e em Ação em tempo de Covid", desenvolvida pelo movimento Transforma Portugal, que lhe valeu um donativo de 390 euros.

As estudantes Ana Beatriz Vitor, Inês Filipa Campos e Mariana Filipa Bastos, com o apoio de mais alguns voluntários (a professora da ESEnfC, Marina Montezuma, uma enfermeira, uma bibliotecária, uma higienista oral, uma dermatologista, uma psicóloga, mais alguns estudantes e quatro técnicas de serviço social), realizaram várias intervenções educativas sobre saúde oral, higiene corporal e cuidados alimentares, tendo havido oportunidade para tratar temáticas como a diabetes e a saúde íntima da mulher.

Paralelamente, foram feitas duas recolhas de bens alimentares, entregues à Cozinha Solidária (Associação Integrar), uma intervenção na área da saúde oral e alimentação saudável, dirigida a crianças entre os 5 e 12 anos de idade, bem como ofertas de kits de saúde oral (escovas de dentes/pasta e elixir), de saúde corporal e de saúde íntima feminina, máscaras e gel desinfetante para as mãos.

«Este projeto foi desafiante, pois tivemos de lidar com uma população muito específica, que apresenta uma grande vulnerabilidade, algo com o qual nunca nos tínhamos deparado antes», afirmam as estudantes da ESEnfC.

Ana Beatriz Vitor, Inês Filipa Campos e Mariana Filipa Bastos consideram que «foi muito importante» desenvolverem competências que lhes «serão úteis no futuro, como capacidades pessoais, sociais e clínicas, assim como o sentido de responsabilidade, cidadania e solidariedade».

«Com as nossas atividades, conseguimos abranger muitas pessoas e acreditamos que as nossas intervenções promoveram (e se tudo correr bem, continuarão a promover) uma maior literacia em saúde e felicidade nas pessoas em situação de sem-abrigo», salienta o trio de alunas de licenciatura da ESEnfC.

As futuras enfermeiras relatam que, «às vezes, uma simples troca de olhares, um sorriso, uma pequena conversa, fazia o dia destas pessoas que, na maior parte dos casos, vivia sozinha», o que as deixava «com um sentimento ainda maior de concretização e felicidade».

O projeto “Espalhar Sorrisos” foi um dos cinco finalistas do Concurso de Voluntariado R-VES (Rede de Voluntariado no Ensino Superior).

 

[2022-03-25]


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    17
    Online
    Webinar Enfermagem avançada em saúde materna e obstétrica: situações de médio e alto risco na gravidez, parto e pós-parto
  • MAY
    17
    Presencial & Online
    Colóquio: Liberdade intelectual e literária 50 anos depois do 25 de abril - cultura e comunidade
  • MAY
    16
    Online
    Seminário Ciência Cidadã: envolvimento do cidadão na investigação em saúde
  • MAY
    15
    Online
    XVI Encontro do Dia Internacional da Família: 30 Anos de comemorações ONU
  • APR
    16
    Online & Presencial
    20ª Edição do Concurso Regional Poliempreende