Notícias
Estudantes receberam certificados 'ESEnfC Buddy'

 

 

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) atribuiu certificados “ESEnfC Buddy” a 26 estudantes que, ao longo do ano letivo, acompanharam e orientaram colegas em mobilidade provenientes de estabelecimentos de ensino de outros países, promovendo a respetiva integração no curso e na cidade.

Entregues no passado mês de maio, os certificados “ESEnfC Buddy” resultam de um projeto homónimo, iniciativa conjunta do Gabinete de Relações Nacionais e Internacionais (GRNI) e da Associação de Estudantes (AE) da ESEnfC, que pretende facilitar a adaptação dos alunos incoming, auxiliando-os a ultrapassarem todas as dificuldades sentidas, não apenas aquando da chegada, mas também durante a permanência em Coimbra.

De acordo com o professor da ESEnfC, Fenando Amaral, coordenador do GRNI, «o projeto “ESEnfC Buddy” é vantajoso, quer para os estudantes locais, já que lhes permite o desenvolvimento de competência de comunicação noutro idioma, permite o conhecimento de outras realidades e outras formas de ver o mundo, quer para os estudantes estrangeiros, porque lhes permite uma melhor integração na escola e na cidade e facilita a socialização».

«O projeto "ESEnfC Buddy" é uma das iniciativas de que mais temos orgulho, um projeto onde se celebra a diversidade, a partilha, a amizade e todas as oportunidades que advêm dos programas de mobilidade», afirma, por seu turno, a presidente da AE da ESEnfC, Beatriz Pinto, para quem esta é «uma experiência única, não só para os estudantes incoming, como também para todos os estudantes da nossa escola que se propõem participar neste projeto como "buddys", aceitando assim o desafio de transmitir a magia que se vive nesta cidade».

A dirigente associativa refere que, como «o projeto "ESEnfC Buddys" tem caráter voluntário, a sua certificação pretende reconhecer a disponibilidade dos estudantes a contribuir para o cumprimento dos objetivos» que lhe estão inerentes, servindo, também por isso, de complemento ao diploma.

No âmbito das ações que visam a integração e o bem-estar dos estudantes provenientes de outras nacionalidades, a AE e o GRNI também organizam um conjunto de atividades lúdico-turísticas, para proporcionar «um melhor conhecimento da região».

A sessão de entrega dos certificados “ESEnfC Buddy” foi inserida no programa do Dia Internacional, que em 2022 teve por tema "A Mobilidade como Encontro de Culturas".

Na ocasião, foi possível escutar professores da University of Primorska - Faculty of Health Sciences (Eslovénia), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil) e da Thomas More University of Applied Sciences - Health Care (Bélgica), que falaram sobre as instituições de origem e sobre o ensino em saúde nos seus países.

O Dia Internacional organizado pela ESEnfC, habitualmente inserido numa semana de atividades comemorativas, visa salientar a relevância da formação em contexto internacional, bem como do inerente intercâmbio de experiências culturais.


[2022-05-10]


Eventos
Ver Todos

  • MAR
    22
    Online & Presencial
    ICOHN 2023: Worker's Health in the Digital Age
  • MAR
    14
    Presencial
    MULTIPLIER EVENT "Sharing the best practices in MulticulturalCare Nursing Education for a Global World"
  • FEB
    27
    ESEnfC > Polo C
    15th Comprehensive Systematic Review Training Program (CSRTP)
  • FEB
    16
    III Encontro Nacional da Rede de Voluntariado no Ensino Superior: A construir um país mais solidário
  • JAN
    30
    ESEnfC - Polo C
    3rd Evidence Implementation Training Program