Notícias
Professora da ESEnfC defende mais cooperação entre “universidades promotoras de saúde” e considera urgente maximizar a participação das comunidades académicas

 

A professora da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC), Irma da Silva Brito, considerou, hoje, que «os processos de implementação do conceito de Universidade Promotora de Saúde têm sido muito verticalizados dentro das instituições e pouco cooperativos» entre estabelecimentos de ensino superior, defendendo um trabalho mais integrado.

 

Irma da Silva Brito à direita de Antoni Aguiló, presidente da Rede Espanhola de Universidades Saudáveis

 

Para a especialista em Saúde Pública e Comunitária, que participava no X Congresso Ibero-americano de Universidades Promotoras da Saúde, que hoje começou em Coimbra (no Convento São Francisco), é ainda «urgente e necessário maximizar a participação das pessoas cuja vida, processos de saúde/doença, ou trabalho, é o foco das intervenções, ou seja, a comunidade académica».

Irma da Silva Brito, que com Antoni Aguiló (presidente da Rede Espanhola de Universidades Saudáveis) coordenou o workshop “Avaliação do impacto das ações das Universidades Promotoras da Saúde”, que hoje decorreu de manhã, adverte também que «há pouca evidência do impacto das ações nas Universidades Promotoras da Saúde».

«Porque é que se insiste em fazer, se não se consegue medir?», questionou a docente da ESEnfC, num workshop participado por algumas dezenas de investigadores ibero-americanos que, ao longo de três dias, se propõem debater questões relacionadas com a saúde e a sustentabilidade no ensino superior.

Como ativar a participação da comunidade académica para estar em todas as etapas do processo? Como superar a barreira de muitos estudos sobre Universidades Promotoras de Saúde serem publicados apenas na língua regional e/ou em literatura cinzenta? Das categorias científicas de validade e generalização identificadas, quais são as que podem ter consenso institucional e interinstitucional? Estas foram outras questões de partida para o debate.

Pós-doutorada em Ciências de Enfermagem, Irma da Silva Brito é codiretora do Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a Prática e Investigação em Enfermagem sediado na ESEnfC, representando a Escola no Comité Executivo de International Collaboration on Participatory Health Research (ICPHR), onde coordena o grupo de trabalho internacional Educação em Pesquisa-ação Participativa em Saúde (PaPS).

Irma Brito coordena o projeto de investigação PEER que integra equipas de vários países lusófonos, no âmbito do qual se enquadra o conhecido e bem-sucedido projeto de sensibilização para os riscos em contexto de recreação noturna, Antes que te Queimes.

Coordenadora científica do livro “Pesquisa-Ação Participativa na Co-Criação de Instituições de Ensino Superior Promotoras de Saúde”, obra lançada em 2018, com a chancela da Palimage, e que retrata oito experiências nesta área, de outros tantos estabelecimentos, públicos e privados, dos subsistemas universitário e politécnico em Portugal, Irma da Silva Brito é responsável pela regência de disciplinas como Saúde Escolar e Metodologias de Investigação em Enfermagem Comunitária.

O X Congresso Ibero-americano de Universidades Promotoras da Saúde, subordinado ao tema "Ensino Superior, Promoção da Saúde e Desenvolvimento Sustentável", é uma organização conjunta da Rede Ibero-americana de Universidades Promotoras de Saúde (RIUPS), da ESEnfC e do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC), que conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República Portuguesa.

 

[2022-10-10]


Eventos
Ver Todos

  • MAY
    17
    Online
    Webinar Enfermagem avançada em saúde materna e obstétrica: situações de médio e alto risco na gravidez, parto e pós-parto
  • MAY
    17
    Presencial & Online
    Colóquio: Liberdade intelectual e literária 50 anos depois do 25 de abril - cultura e comunidade
  • MAY
    16
    Online
    Seminário Ciência Cidadã: envolvimento do cidadão na investigação em saúde
  • MAY
    15
    Online
    XVI Encontro do Dia Internacional da Família: 30 Anos de comemorações ONU
  • APR
    30
    Online & Presencial
    20ª Edição do Concurso Regional Poliempreende